TCC desenvolvido por dois-irmonense é eleito o melhor do Estado

06/08/2020
Bárbara Lauxen

Bárbara Lauxen

Pela segunda vez em três anos, o curso de Engenharia de Produção da Universidade Feevale foi reconhecido com o melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da área no Rio Grande do Sul. Em 2020, a conquista foi da egressa Bárbara Lauxen, de Dois Irmãos, que recebeu o Prêmio do Núcleo Gaúcho de Estudantes de Engenharia de Produção (Nugeep) deste ano com o trabalho Efeitos da Automação de Serviços: estudo de caso em uma empresa de gestão de frotas com o uso da análise envoltória de dados (DEA) e análise de causalidade (Causalimpact).  
Orientado pelo professor Fábio Piran, o TCC é um estudo inédito em que Bárbara analisou os efeitos da automação em serviços. “Conseguir mensurar o ganho de uma empresa ao automatizar um processo que não é produtivo, aplicando o DEA, que é algo extraordinário, e com a análise de causalidade, que nos traz certeza do ganho”, destaca. “Este prêmio é o reconhecimento da dedicação e entrega ao fazer o trabalho e tenho certeza que ele me abrirá grandes portas para o futuro”, complementa. O trabalho foi defendido no dia 28 de novembro de 2019. 
A cerimônia de premiação será realizada durante o V Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção (Sigepro), organizado pela Nugeep, que acontecerá de 10 a 15 de agosto. Esta edição do evento seria realizada em Santa Cruz do Sul, mas em virtude da pandemia, acontecerá em formato on-line.  

2018 
Em 2018, a Universidade Feevale teve o engenheiro Ivan Silva agraciado com o melhor TCC do Prêmio Nugeep. Também orientado pelo docente Fábio Piran, o egresso desenvolveu o trabalho Automação de processo e os efeitos sobre a eficiência: uma avaliação em uma empresa de termoplásticos com a utilização da análise envoltória de dados.  

(Fonte: Universidade Feevale)

 


› Compartilhe

  • JDI digital

COLUNAS

Ruminações poéticas

Ruminações poéticas

Pitter Ellwanger   12/08/2022

Playlist #54

Playlist #54

Pitter Ellwanger   12/08/2022

Ruminações ranzinzas

Ruminações ranzinzas

Pitter Ellwanger   05/08/2022

FOTOS DO DIA

Sentinela – De olhar atento a todos os movimentos (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2022, Todos os direitos reservados Agência Vela