Grupo de voluntárias com o Pe. Alexsandro na Igreja Matriz
Ocorreu na tarde desta quinta-feira (5), em Dois Irmãos, o lançamento oficial da campanha Outubro Rosa, que ocorre em todo o mundo e chama a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
O lançamento ocorreu durante a missa da saúde, na Igreja Matriz São Miguel. Celebrada pelo pároco da Comunidade Católica, padre Alexsandro Lemos da Silva, ele pediu orações pelas mulheres que enfrentam a doença e também pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, entidade que há 18 anos auxilia pacientes oncológicos nos municípios de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval, e que estava presente na celebração.
O padre Alexsandro também reforçou que a luta contra o câncer precisa ser abraçada por toda uma sociedade. “Quem ama cuida”, disse ele, chamando a atenção das pessoas para o cuidado com a saúde do próximo.
Voluntárias destacam importância da campanha
Vestidas com as camisetas e laços da campanha, e carregando balões rosas, voluntárias da Liga de Combate ao Câncer participaram da cerimônia, na qual destacaram a importância do Outubro Rosa. “É um momento para compartilhar e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença”, destacou Vera Schneider, que representou a entidade.
Segundo a Liga, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo e também o que mais mata no Brasil. Os principais sinais e sintomas são: nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo; e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer nódulos no pescoço e nas axilas.