(Foto: Divulgação / PMDI)
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Dois Irmãos avaliou de forma positiva a movimentação no 194º Kerb de São Miguel. Aproximadamente 43 mil pessoas passaram pelo evento, segundo o secretário Edson Maicá Severo.
A edição deste ano ocorreu de 28 de setembro a 1º de outubro, e pela segunda vez contou com cobrança de ingresso no perímetro da festa sábado e domingo. Somando os dois dias, o número de pagantes foi de 23.138, com uma arrecadação de R$ 305.949,64. A pedido do Jornal Dois Irmãos, Maicá fez uma análise do evento. Confira os principais pontos destacados pelo secretário:
Preservação da cultura
– A avaliação é muito positiva. Apesar do tempo chuvoso no sábado à tarde, o número de pessoas foi muito bom. O Largo Felippe Seger Sobrinho, onde estava localizado o palco principal, sempre esteve lotado. Nossa maior satisfação é perceber que o nosso Kerb continua cultivando a cultura e a tradição, e contagiando a todos que participam do evento, pois foi visível a animação do público durante os quatro dias. Estamos inovando e qualificando a estrutura, ampliando o suporte dentro do evento, mas principalmente estamos preservando a tradição e a cultura germânica, e divulgando a hospitalidade da nossa comunidade que trabalha e que também se diverte e recebe bem os visitantes. Por fim, queremos agradecer a todos que participaram desse que é o maior e o mais tradicional Kerb do Brasil e, principalmente, a compreensão das pessoas que moram e que têm seu comércio no perímetro do evento; agradecer aos apoiadores e também à imprensa na divulgação e cobertura.
Qualificação da estrutura
– Neste ano realizamos melhorias buscando qualificar ainda mais o Kerb. Alteramos o perímetro de fechamento (da área central), melhorando o acesso dos moradores e comércio. Ampliamos o número de banheiros, incrementamos as equipes de limpeza e tivemos uma atenção especial à saúde e à segurança. O evento contou com o trabalho de bombeiros civis, ambulância e seguranças civis, policiais e monitoramento com câmeras. Mesmo com o grande número de pessoas não tivemos incidentes durante os quatro dias do evento.
Repercussão estadual
– O Kerb este ano também foi especial pelos três eventos com repercussão estadual. Um dos diferenciais foi que tivemos a inauguração do relógio que marca a contagem regressiva para o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. O lançamento do contador foi uma das atividades oficiais do Governo do Estado, da Associação dos Municípios do Vale Germânico e da Rota Romântica em preparação ao Bicentenário. O lançamento do contador regressivo contou com a presença do Cônsul-Geral da Alemanha, Marc Bogdahn, do presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, de deputados, de vários prefeitos do Vale Germânico e de representantes de entidades públicas e privadas.
Desfile e encontro de grupos
– Outra atração foi o Desfile Temático da Imigração Alemã, que contou com a presença de sete municípios da Rota Romântica. Acreditamos que o desfile foi o mais bonito das últimas edições. Recebemos delegações dos municípios que compõem a Rota Romântica e agregaram para realizarmos o maior desfile dos últimos anos. Durante o final de semana, também sediamos o X Encontro de Grupos de Danças Folclóricas, que trouxe para Dois Irmãos 13 grupos vindos de 10 cidades diferentes, que juntos com os grupos de Dois Irmãos realizaram um belíssimo evento, enaltecendo a cultura e resgatando as origens das danças alemãs.