Morro Reuter terá cinema gratuito na próxima sexta-feira

06/11/2019
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Na próxima sexta-feira, dia 8, tem cinema gratuito em Morro Reuter. O município receberá o “Cinesolar”, projeto itinerante e sustentável movido a energia solar, que fará exibições na Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer (Centro). A atividade integra a programação da Feira do Livro de Morro Reuter, que este ano foi ampliada e segue de 21 a 24 de novembro, também na praça, numa realização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. 
No Cinesolar serão exibidos, às 19h, filmes curtas-metragens e, às 20h, o filme “Turma da Mônica – Laços”, todos com classificação livre. Em caso de chuva, as exibições serão no CTG Garrão da Serra. O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da CPFL Energia em parceria com o Instituto CPFL e apoio da RGE. A realização é da Brazucah Produções.


Sobre o Cinesolar
Este é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas. 
Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, já realizou mais de 900 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 345 cidades de todo o país, percorrendo mais de 100 mil km e chegando a 160 mil pessoas. Além disso, ofereceu 305 oficinemas, com um total de cerca de 9 mil participantes. “Nesse período, foram economizados mais de 2400 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de 7 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona, com foco em três eixos: social, econômico e ambiental”, diz Cynthia Alário, idealizadora e coordenadora do projeto. 
No interior do veículo há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela