(Foto: Divulgação / PMDI)
Dados compartilhados pela 1ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (1ª CRS) revelam que Dois Irmãos é destaque na realização de ações do Programa Saúde na Escola (PSE). Conforme levantamento da 1ª CRS, o município realizou 1.314 ações nas escolas, ocupando a quarta posição dentre os 459 municípios gaúchos com dados registrados no programa, atrás apenas de Gravataí, Porto Alegre e Campo Bom, que apresentaram 2.186, 1.581 e 1.399 ações, respectivamente. Se forem cruzados os dados nominais das ações com o número da população de cada município, Dois Irmãos é o Município com mais ações percentualmente realizadas no Estado.
O Programa Saúde na Escola é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, secretarias estaduais da Saúde e municípios. O programa foi criado em 2007 com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, integrando ações de educação e saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.
A servidora municipal da Secretaria da Saúde Fernanda Ponne, coordenadora do PSE local, comemorou o resultado do levantamento. “Descobrir que estamos entre os municípios que mais realizaram ações nos estimula a seguir desenvolvendo mais ações em parceria com as escolas”, disse Fernanda, que também destacou a parceria com as escolas municipais. “A participação e o envolvimento da Secretaria de Educação e das escolas foi fundamental para o sucesso do PSE em Dois Irmãos”, acrescentou.
As principais ações desenvolvidas pelo PSE em Dois Irmãos foram sobre saúde ambiental, promoção de atividades físicas e cidadania e direitos humanos. No final do ano passado, Fernanda apresentou as ações do PSE de Dois Irmãos para gestores da Saúde e da Educação do município. O encontro também serviu para avaliações e um primeiro planejamento de atividades para 2024.