Fonte: Assessoria de imprensa / Foto: Mateus Puff – Prefeitura de Porto Alegre
O embaixador da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, e o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) foram recebidos pelo prefeito Sebastião Melo na prefeitura de Porto Alegre para tratar de ajuda humanitária para o povo ucraniano. Anatoliy lembrou os 6,8 milhões de ucranianos que precisaram sair do país em razão da guerra e agradeceu o apoio que vem recebendo do Rio Grande do Sul.
– É muito importante para o nosso povo sentir esse apoio de todo mundo. Como representante da Ucrânia no Brasil, é muito emocionante sentir o apoio sincero e cordial dos gaúchos.
Anatoliy estima que serão necessários 600 bilhões de dólares para a reconstrução da infraestrutura do país, que teve muitas casas, hospitais e escolas destruídas ou danificadas. O embaixador pediu ajuda para essa reconstrução. Integrante da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Marcel destacou que desde o começo da guerra buscou intermediar reuniões para que o Brasil possa ajudar o povo ucraniano.
– Logo que começou essa guerra atroz, da qual são vítimas de um ditador não só o povo ucraniano, mas grande parte do povo russo, um dos meus primeiros atos foi visitar a Embaixada e oferecer todo o suporte ao país. Naquele mesmo dia fizemos contato com o governo do Estado do Rio Grande do Sul para buscar o acolhimento de eventuais refugiados, e, agora, também com a prefeitura de Porto Alegre – comentou.
O prefeito Sebastião Melo falou ao embaixador sobre a necessidade de se tratar da logística para que Porto Alegre possa enviar produtos e mantimentos para o povo ucraniano. Melo recebeu uma lista de Anatoliy com o que a população necessita, desde medicamentos até produtos de longa conservação.
Também participaram da reunião a primeira dama do município, Valéria Leopoldino, os secretários municipais Léo Voigt (Desenvolvimento Social), Gustavo Ferenci (Transparência e Controladoria), Luiz Carlos Pinto (Inovação), Ricardo Sondermann (Relações Internacionais) e Douglas Martello (Desenvolvimento Econômico e Turismo), o vereador Felipe Camozzato (Novo) e representantes da Associação Comercial de Porto Alegre, do CDL POA, da Federasul, do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e do Sindilojas POA.