(Foto: Divulgação / PMMR)
Morro Reuter é um dos vencedores do Prêmio Gestor Público, cuja divulgação ocorreu na noite de terça-feira (5). O projeto “Coopera Morro: Ação Educativa para manejo adequado de resíduos residenciais em Morro Reuter” foi um dos 10 que receberam o troféu desta que é a mais importante premiação de gestão pública do Rio Grande do Sul. A entrega foi no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
Dos 147 projetos inscritos este ano, 38 (de 35 municípios) foram premiados, e o projeto de Morro Reuter ficou entre as principais premiações da noite. “Este reconhecimento é resultado de um trabalho de equipe em prol do bem-estar da comunidade. E aqui eu quero enaltecer o trabalho da cooperativa, que abraçou a causa e que vem trabalhando intensamente, com muita responsabilidade, na coleta seletiva. Um agradecimento ao Departamento do Meio Ambiente, pelo trabalho de conscientização junto às escolas. E aplausos à comunidade que acolheu a coleta seletiva em nosso município e que continuará fazendo a sua parte, separando o lixo”, disse a prefeita Carla Chamorro, que ao lado do vice-prefeito Airton Bohn liderou a comitiva do município na entrega da premiação.
A solenidade na Capital também teve a participação de integrantes da Cooperativa dos Catadores Unidos pelo Meio Ambiente de Morro Reuter, equipe do Departamento de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente; e representantes dos projetos “O Melhor na Melhor Idade” e “Educação infantil, de Cem a Zero”, que também foram inscritos na premiação.
SOBRE O PROJETO
O projeto vencedor foi implantado em dezembro de 2018, com a campanha que teve como slogan “Morro Reusa. Morro Reduz. Morro Recicla”. A primeira etapa foi a implantação da coleta seletiva do lixo, feita através da parceria entre prefeitura e Cooperativa dos Catadores Unidos pelo Meio Ambiente de Morro Reuter – Coopera-Morro. Para tanto, a cooperativa reativou, reformou e revitalizou o Centro de Triagem do Morro do Pedro, e implantou a coleta, que gera renda aos seus integrantes.
A campanha institui o conceito dos 3R’s da sustentabilidade, ou seja, o REuso, que é o prolongamento da vida dos materiais; a REdução, que é a menor geração de lixo evitando o desperdício; e a REciclagem, que é a produção de um novo produto a partir do velho. Com isso, a administração municipal deseja que todos se engajem na causa. Paralelo à campanha, o Departamento de Meio Ambiente realiza atividades nas escolas, orientando e conscientizando os estudantes sobre a importância da separação do lixo.