Brasil iniciou transição para o voto facultativo, afirma ministro Luís Roberto Barroso

07/12/2020
Fonte: GZH

Fonte: GZH

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, projetou como “não muito distante” a possibilidade de ocorrer o voto facultativo no país. Ele afirmou isso em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, ao avaliar a abstenção das eleições 2020.

— Acho que a gente começa a fazer uma transição. O modelo ideal é o voto facultativo e, em algum lugar do futuro não muito distante, ele deve ser — disse à publicação.

Pela lei brasileira, o voto só é facultativo a partir dos 70 anos, assim como para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos. No pleito deste ano, a abstenção dos eleitores foi de 29,5%, equivalente a 11,1 milhões de pessoas. Nas eleições de 2018, 2016 e 2014, o índice de eleitores que deixaram de comparecer às urnas ficou em torno de 21%.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela