(Foto: Divulgação / PMDI)
A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos faz um alerta sobre a nova variante SARS-CoV-2, nomeada de Ômicron, pedindo que a comunidade reforce os cuidados em relação à Covid-19. Além das medidas de prevenção já conhecidas, as autoridades sanitárias recomendam a vacinação como forma de prevenção.
O primeiro caso da nova variante no Rio Grande do Sul foi confirmado na sexta-feira (3), de uma mulher residente em Santa Cruz do Sul que voltou de viagem da África do Sul. Ela está em isolamento domiciliar e acompanhada pela vigilância em saúde do município. Diante da confirmação, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, reforçou a necessidade de as pessoas investirem, cada vez mais, nos cuidados básicos, especialmente o uso de máscara e o distanciamento adequado. Além disso, devem procurar as unidades de saúde caso ainda não tenham se vacinado ou falte alguma dose.
Em Dois Irmãos, a responsável pelas imunizações, Melissa Pereira Bolson, solicita que as pessoas compareçam aos locais de vacinação. “Lembrando que apenas com o esquema vacinal completo a imunização tem seu efeito e as pessoas estarão protegidas”, disse Melissa. A cobertura vacinal de Dois Irmãos pode ser acessada no site https://vacina.saude.rs.gov.br/.
DOIS IRMÃOS
População geral: 33.119 / População adulta: 25.993
Doses destinadas: 54.373
Doses aplicadas: 50.261 (92,4%)
1ª dose: 24.034
2ª dose: 22.462
Dose única: 875
Dose reforço: 2.890
Não residentes vacinados: 3125 (6,7%)