(Foto: Divulgação)
Os alunos da escola estadual Affonso Wolf (Vale Verde) receberam a visita de quatro universitários da Purdue University, uma das 10 universidades mais inovadoras dos Estados Unidos, situada em Indiana.
Por alguns dias, esses universitários vieram na escola e se dividiram em grupos de conversa temática, nos quais se colocavam à disposição para conversar com os alunos sobre um determinado tópico, para que eles pudessem ter a experiência de praticar o inglês com nativos. Eles tinham panfletos à disposição, caso houvesse alguma dificuldade de comunicação.
Esse momento foi de muita troca de conhecimentos, uma janela para o mundo por meio do idioma “No primeiro dia que eles vieram aqui não falavam nada em português. No terceiro, eu vi que eles conseguiram formar algumas palavras em português”, explica a coordenadora Márcia Maria Zimmermann Johann.
Para ela, o momento foi muito importante para os alunos, pois muitos deles estudam inglês há anos, mas nunca haviam tido a oportunidade de conversar com alguém nativo no idioma. A grande maioria se saiu muito bem conversando na segunda língua e a comunicação foi tão positiva que eles trocaram números de telefone com os universitários, assim como experiências de vida e visões de mundo diferentes.