Alunos criam projeto para conscientizar população sobre a separação do lixo

08/07/2022
Turma do 9º ano da Arno Nienow

Turma do 9º ano da Arno Nienow

Preocupados em deixar um mundo melhor para as futuras gerações, os alunos do 9º ano da escola Arno Nienow, do bairro Navegantes, em Dois Irmãos, desenvolveram, para a Mostra de Projetos de Pesquisa Arno Nienow (MOPPAN), um projeto sobre separação do lixo. A ideia surgiu após identificarem queda no índice de separação na cidade. Com base nisso, o objetivo deles é promover ações de conscientização.

De acordo com a professora Ester Reichert, que orienta o trabalho com apoio da monitora Margarete Klein Steyer, o projeto é desenvolvido desde abril. O ponto de partida foram pesquisas envolvendo a comunidade escolar. Segundo Ester, após reflexões em sala de aula, onde os alunos se questionaram sobre se separam ou não corretamente os resíduos, eles aplicaram questionários aos demais estudantes e equipe da escola. “Refletimos muito sobre a separação do lixo nas nossas casas, sobre as nossas atitudes nas ruas, e identificamos vários problemas, como o descarte do rolinho de papel higiênico e do óleo de cozinha, por exemplo”, conta. Além das pesquisas, a turma também visitou a Usina de Reciclagem, administrada pela Cooperativa dos Recicladores. “Muitos ainda não conheciam a usina e ficaram impressionados com a organização e limpeza do local”, comenta Ester, agradecendo a receptividade dos cooperados.

Mesmo após a MOPPAN, o objetivo da turma é dar andamento ao projeto de conscientização, externando as ações para a comunidade. Segundo Ester, são pensadas ações na própria escola e no bairro, visando expandir a iniciativa e conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância de separar corretamente o lixo. Entre as idéias a nível municipal, estão a ampla divulgação do assunto através de meios de comunicação e possivelmente banners educativos. “Queremos que as pessoas voltem a ter o hábito de separar o lixo”, reforça. 

Quem quiser saber mais sobre este e os demais trabalhos da Mostra de Projetos de Pesquisa Arno Nienow (MOPPAN), ela ocorre sábado (9), das 8h30 às 11h30, na escola, e é aberta ao público. Serão expostos 22 trabalhos da educação infantil ao 9º ano. Serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria (Educação Infantil, Anos Iniciais- 1º ao 5º ano e Anos Finais- 6º ao 9º ano). O primeiro colocado de cada garante vaga na Mostra de Projetos das Escolas de Dois Irmãos (MOPEDI).

 

Conscientização começa pelos alunos

Envolvidos no projeto desde abril, os alunos João Paulo da Veiga, 14 anos e Lucas Wendling, 15 anos, reforçam a importância do trabalho para um meio ambiente mais saudável. “Nosso planeta está morrendo e é nosso papel fazer algo para cuidar dele”, diz João Paulo, contando que o trabalho de aula já motivou mudanças em casa. “Antes jogávamos o rolinho de papel higiênico e os tubos de shampoo no lixo do banheiro, hoje não fazemos mais isso. Estou tentando fazer a diferença... está mudando, mas é aos poucos”, completa.

O colega Lucas também reconhece que o projeto já motivou algumas mudanças em casa, uma delas foi a compra de mais lixeiras. Ele reforça a importância de multiplicar informações sobre o assunto, principalmente através das ações promovidas na escola. “Queremos que as crianças levem estas informações para casa e compartilhem com suas famílias”, finaliza.


João Paulo e Lucas irão apresentar trabalho ao lado dos colegas neste sábado


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela