(Foto: Divulgação)
Desde o ano passado, em parceria com a Associação de Funcionários do Grupo Herval, o projeto de impacto social Removies está sendo executado em Dois Irmãos, com o objetivo de beneficiar crianças e jovens sob vulnerabilidade social, oferecendo acesso a revisão oftalmológica e à tecnologia.
O objetivo dessa ação foi ajudar a barrar a evasão escolar, pois de acordo com o Ministério da Saúde cerca de 30% das crianças em idade escolar no Brasil apresentam problemas de visão. Quando não diagnosticados, afetam a aprendizagem e podem causar desinteresse nos estudos. Para enfrentar este quadro, em Dos Irmãos o projeto Removies realizou suas ações de exames oftalmológicos com alunos das instituições Bruxinha Faceira, Conecta e mais 11 escolas municipais. Além disso, educadores foram capacitados para aprender a identificar possíveis dificuldades de visão nos alunos para que sigam monitorando as crianças, mesmo após o término do projeto. Desse trabalho, com o apoio da Associação de Funcionários do Grupo Herval, 250 crianças e jovens sob vulnerabilidade social de instituições sociais locais foram avaliados e 55 deles serão agraciados com um par de óculos que serão entregues neste sábado (9), das 9h às 12h, no auditório do Grupo Herval (BR 116, Km 223).
O projeto Removies, desenvolvido pela empresa ReturnProjects (www.returnprojects.com), vem sendo executado desde 2017 em outras cidades, totalizando 1.500 crianças atendidas, e agora está beneficiando crianças e jovens de instituições sociais de Dois Irmãos.
Acesso à tecnologia
Outro desafio enfrentado pelas escolas públicas é a falta de acesso à tecnologia, agravado com a pandemia. Das escolas públicas municipais, estaduais e federais do país, 93% tiveram dificuldades, segundo pesquisa divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), entidade ligada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI).
Em Dois Irmãos, o projeto, também com o apoio da Associação de Funcionários do Grupo Herval, beneficiou a instituição Global, entregando seis computadores, equipamentos de projeção e acesso à internet, como forma de contribuir com seu trabalho e utilizar a tecnologia como ferramenta de suporte à educação.
(Fonte: Assessoria de imprensa)