Fonte: GZH – Giane Guerra
Região usada por turistas e esportistas para prática de voo livre, o Ninho das Águias, em Nova Petrópolis, pode ganhar em breve uma nova atração turística: um teleférico. O projeto já está em desenvolvimento e entrará, em breve, na fase da captação de investidores para conseguir os recursos para executar a obra.
— Já estão acontecendo negociações para o investimento. A ideia é que até outubro tenha o grupo de investidores, e que as obras comecem no primeiro trimestre de 2022 — explica Eduardo Madeira, consultor da Global Consultoria, empresa que foi contratada para desenvolver o projeto.
Ao todo, o investimento previsto é de R$ 100 milhões. Além da estrutura em si, o projeto também prevê a construção de bares, restaurantes, lojas e postos de apoio aos turistas. Para a parte de engenharia, foi chamada a Doppelmayer, uma das principais empresas no setor de teleféricos.
— Serão 2,15 mil metros de distância, em um percurso de aproximadamente nove minutos. A primeira base ficará no topo do Ninho das Águias, e a segunda, na BR 116. Vão ser 30 cabines, com capacidade para até 10 pessoas em cada — conta Madeira.
Quem também está apoiando o desenvolvimento do projeto é a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, cidade conhecida como o Jardim da Serra. Em conversa com a coluna da jornalista Giane Guerra, o secretário Rodrigo Santos disse acreditar que a nova atração impulsionará a região.
— Em 2019, foram mais de 60 mil pessoas para apreciar o único atrativo que tem no morro, que é o pôr-do-sol. Com a vinda desse empreendimento, estamos falando de um divisor para a cidade. Principalmente, porque o município quer se posicionar como uma cidade turística em nível nacional. Isso vai nos ajudar muito — comenta.