Textos estão sendo avaliados por três jurados (Imagem: Divulgação / PMDI)
O Concurso Narrativas Literárias Elvira Brandi Grin, promovido pela Secretaria de Educação e Departamento de Cultura de Dois Irmãos, recebeu a inscrição de 33 trabalhos. Nesta quinta-feira (6), a prefeitura divulgou nas suas redes sociais que os textos já estão sendo avaliados por três jurados: Ernani Mügge, Sandra Teresinha Brandt Stein e Inês Terezinha Gazolla.
A iniciativa visa estimular a prática literária de alunos e pessoas interessadas na arte de escrever. Com o tema “Leia, Imagine, Inclua e Transforme”, o concurso também presta uma homenagem à primeira professora de Língua Portuguesa de Dois Irmãos, Elvira Brandi Grin, que atuou entre 1919 e 1929. Os vencedores do concurso serão conhecidos no dia 23 de outubro, durante a programação da Feira do Livro. A seguir, conheça um pouco dos jurados:
Ernani Mügge
Doutor em Literatura brasileira, portuguesa e luso-africana pela UFRGS, com pós-doutorado em Cultura e Literatura (PNPD/CAPES). É pesquisador e professor no curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale e nos cursos de Letras do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). Tem inúmeros artigos científicos e capítulos de livros publicados e organizou vários livros em coautoria. Tem três obras ficcionais publicadas: Percalços (2000), Instantes (2004) e Pretérito (re)visitado (2017).
Sandra Teresinha Brandt Stein
É Graduada em Letras (Português/Inglês), pós-graduada em Supervisão Escolar, especialista em Psicopedagia e Neurocognição. Trabalhou como professora de Língua Portuguesa e Inglesa na Escola 10 de Setembro por 32 anos. Foi professora de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Imaculada Conceição por 21 anos. Foi vice-diretora da 10 de Setembro de 1998 a 2008 e diretora de 2009 a 2011. Atua como supervisora da escola desde 2014.
Inês Terezinha Gazolla
É formada em Licenciatura em Letras na língua Portuguesa pela Unisinos. Pós-graduada em Especialização em Literatura Brasileira do Século XX no Ensino Fundamental e Médio, pela Unisinos. Foi professora de Português para séries finais no município de Dois Irmãos de 1990 a 2019. É qualificada em ‘Diversidade textual: os gêneros em sala de aula’, pela Universidade Federal de Pernambuco e ‘Acordo ortográfico! E, agora, como eu escrevo?’ pela Universidade Feevale, além de outras capacitações e formações no currículo.