Produtora cultural estará auxiliando artistas nesta quinta na prefeitura
Até o dia 13 de dezembro, profissionais e pessoas ligadas à economia criativa podem se inscrever para receber o auxílio emergencial lançado através de edital pelo Departamento de Cultura de Dois Irmãos e a Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma verba destinada aos trabalhadores da cultura e economia criativa que tiveram suas atividades paralisadas em decorrência da pandemia de Covid-19. O auxílio a cada profissional será de cota única, no valor de 800 reais. Este recurso é oriundo de uma parceria entre a administração municipal de Dois Irmãos e a Secretaria da Cultura do Estado, através de edital de coinvestimento, lançado em julho.
O Departamento de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura realizam uma força tarefa para identificar músicos, cantores, poetas, escritores, costureiras, tatuadores, publicitários, dançarinos, artesãos, arquitetos, produtores culturais e outros profissionais da chamada economia criativa que possam receber este recurso. De acordo com a chefe do Departamento de Cultura, Thaís Backes, dentro deste espectro, há muitos profissionais diretamente ligados à cultura e também ao setor criativo, porém sequer têm conhecimento desta denominação.
Para a presidente do Conselho Municipal de Cultura e produtora cultural, Cláudia Kunst, este momento pode representar uma retomada para o setor. “Sabemos que 800 reais não irá resolver o prejuízo de quase dois anos da classe artística, mas certamente irá ajudar muito”, pondera.
Atendimento especial nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (9), a produtora cultural Cláudia Kunst estará auxiliando os artistas na sala de reuniões da prefeitura, das 8h30 às 11h. Os interessados em receber o auxílio emergencial, devem levar os comprovantes de atuação na área da cultura (matérias de jornais, declarações de apresentações, fotos e demais comprovações), cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de endereço e certidão de regularidade do CPF que pode ser emitida no site https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp
Áreas e profissionais beneficiados
Artes cênicas (teatro, circo, dança), música, artes visuais (fotografia, escultura, artes plásticas, etc), literatura e mercado editorial (publicação de livros, revistas, fanzines etc.), audiovisual (cineastas, video makers, roteiristas, atores, atrizes, contra regras etc.), animação, games, publicidade, rádio, TV, moda, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento, eventos e turismo cultural.
Não poderão participar deste chamamento: pessoas físicas menores de 18 anos; servidores públicos ativos (ocupantes de cargos públicos) e inativos, de qualquer esfera; trabalhadores com carteira assinada – CLT; aposentados ou pensionistas; pessoas físicas que não apresentarem autodeclaração e comprovantes de atuação na área cultural; pessoas que não estejam com situação regular perante o Cadastro de Pessoas Físicas.
Requisitos para receber o benefício
Os inscritos devem ser residentes de Dois Irmãos e estarem cadastrados no “Cadastro do Artista” (https://doisirmaos.atende.net/cidadao/pagina/cadastro-de-artistas). Os interessados devem baixar o edital e os anexos (https://url.gratis/pUGwON), e protocolar envelope contendo: ficha de inscrição (anexo I do edital), a autodeclaração (anexo II do edital), os comprovantes de atuação na área da cultura, cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de endereço e certidão de regularidade do CPF. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3564-8834.