Elisandra Bremm (Foto: Divulgação / PMDI)
Dois Irmãos divulgou esta semana os classificados nos editais da Lei Paulo Gustavo, lançados em outubro e que visam contemplar artistas e produtores culturais com recursos provenientes da lei emergencial.
Ao todo, sete projetos do setor Audiovisual e 15 projetos das demais áreas da Cultura foram classificados. Ao todo, foram inscritos 33 projetos, sendo que 5 deles foram desclassificados por terem zerado pelo menos um dos critérios de avaliação. Os demais seguem como suplentes.
Segundo a chefe do Departamento de Cultura, Elisandra Bremm, os editais foram lançados para minimizar o prejuízo que os trabalhadores da cultura tiveram durante a pandemia da COVID-19. O recurso é vindo do Governo Federal. “O setor cultural gera um resultado significativo para a economia como um todo e em Dois Irmãos, não é diferente. Temos muitos artistas e profissionais das artes que foram diretamente impactados economicamente. Com a Lei Paulo Gustavo e com o recurso que foi disponibilizado para Dois Irmãos, mais de R$ 309 mil, conseguimos beneficiar parte destes profissionais”, esclarece.
Os projetos inscritos foram avaliados pelos pareceristas Áurea Juliana Feijó e Cassio Cássio Alberto Schonarth, além de Elisandra e da diretora da Kunst Empresa de Cultura, Cláudia Kunst, responsável pela operacionalização da Lei no município. “Passamos o dia avaliando e debatendo cada um dos 33 projetos, juntamente com os pareceristas e chegamos aos classificados que foram divulgados”.
O prazo para recursos dos proponentes que não concordam com o resultado iniciou já na terça-feira (5). “Serão 5 dias úteis de prazo para recursos, caso necessário. Após, será divulgada a lista definitiva dos editais”, enfatiza Elisandra.
A prorrogação da Lei Paulo Gustavo foi aprovada na última semana, na Câmara dos Deputados, o que possibilita que os estados e municípios possam aplicar seus recursos com mais tranquilidade, uma vez que o prazo final seria 31 de dezembro deste ano. “Com a prorrogação, vamos poder lançar uma segunda chamada, em breve, pois não tivemos inscritos suficientes para todo o recurso. Além disso, teremos ótimos projetos acontecendo no decorrer de 2024”, finaliza Elisandra.
PROJETOS CLASSIFICADOS:
Audiovisual Inciso I
– Anderson Dilkin – Somos Capazes
– Maurício Frohlich – A Viagem de Jacinto
– Associação Rota Colonial de Dois Irmãos – Memórias Faladas – A História Que Não Está Nos Livros
– Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos – Aaphecdi – Amigos da Antiga Matriz
– Lucas Konrath – Só Uma Xícara Session
Audiovisual Inciso II
– Carlos Alberto Klein – Dois Irmãos Em Movimento
– Cristiano Luis Schenkel – Cinema nos Bairros
Demais áreas da cultura
Grupos/Coletivos
– Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos – Aaphecdi – Lembranças Daqui
– Carlos Alberto Klein – A Arte na Educação da Saúde Mental
– Thais Backes Klein – Coletivo Margaridas em Cena – Memórias Entrelaçadas – Circulação
– Alexandre Gindri Fávero – Criaturas da Literatura
– Guto Oliveira – Wurzel
Individual
– Guadalupe Rausch Tomazzoli – Desenhança: Do Corpo ao Traço
– Giulia Menchik Bocchese Flores – Além das Cores: Descobrindo o Daltonismo
– Associação São Francisco de Assis – Espetáculo Dança Sobre Rodas
– Ana Maria Menchik Bocchese – Piano Para Todos
– Luciano Camargo – Música da Criança ao Vovô
***
MORRO REUTER
Em Morro Reuter, foram avaliados e aprovados os quatro projetos inscritos no Edital de Chamamento Público 008/2023 referente à Lei Paulo Gustavo. A avaliação do Mérito Cultural foi feita por integrantes da comissão nomeada através da Portaria do Executivo Municipal 176/2023. Com a avaliação concluída, começa no próximo 13 a fase de habilitação, que segue até o dia 15. Nela devem ser apresentados os documentos exigidos no edital.
A comissão de seleção atribuiu notas de 0 a 20 pontos a cada um dos critérios de avaliação de cada projeto, chegando a provação dos seguintes projetos inscritos:
DEMAIS ÁREAS CULTURAIS
Jogos teatrais, colaborativos para adolescentes e adultos. Proponente: Carolina Garcia Marques
Raízes: Rumo ao Bicentenário da Imigração Alemã. Proponente: Carlos Alberto Klein – Curto Arte
Dramatização da história Os Kingdows. Proponente: Maria Margarete Silva Villanova
AÇÃO DE FORMAÇÃO AUDIOVISUAL
Uma ideia na cabeça e um celular na mão – Oficina pratica de produção audiovisual
Proponente: Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo