(Imagem: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense)
Um dos grandes nomes da final do Brasileirão de Futebol Sub-17 2023, disputada em novembro, a goleira dois-irmonense Josiane Bencke, de 15 anos, que joga no Grêmio, foi convocada para um período de treinos com a Seleção Brasileira Sub-17. Na decisão, Josi defendeu um pênalti durante a partida e ajudou o tricolor gaúcho a conquistar o primeiro título brasileiro na categoria, em jogo contra o Flamengo.
A convocação para a Seleção ocorreu no dia 3 de janeiro. “Me ligaram quando ainda estava viajando pelo interior. Fiquei muito feliz e surpresa. Minha mãe ouviu e caiu no choro, assim como eu”, conta a jovem, ainda eufórica. “Sei que não será fácil, mas estou muito focada e sigo trabalhando para me sair o melhor possível nesse novo desafio”, comenta a atleta, que está de férias no Grêmio, mas já retomou treinamentos extras, visando a preparação para o período de treinos com a seleção canarinho. “Estou muito feliz só pelo fato de ter sigo convocada, mas seguimos sempre em busca de mais”, completa.
Chamada pela técnica Simone Jatobá, Josi embarca para o Rio de Janeiro na próxima semana. Lá, participará de treinamentos previstos para acontecer entre os dias 17 e 28 de janeiro, na Granja Comary, em Teresópolis. A partir do dia 30 de janeiro, a Seleção iniciará viagem a Portugal, para a disputa do Torneio de Algarve, onde terá três amistosos: diante de Alemanha, Holanda e Portugal. A lista das convocadas para a competição será divulgada posteriormente.