Cartão azul no futebol? Árbitros vão testar suspensão temporária; entenda

09/02/2024
Fonte: Estadão

Fonte: Estadão

A International Football Association Board (Ifab, da sigla em inglês), entidade responsável por regulamentar as regras do futebol, vai anunciar os testes com o cartão azul, que aplicará uma suspensão temporária aos atletas. A ideia já era discutida no ano passado. Na prática, o jogador que receber o cartão deverá sair de campo por 10 minutos.

As competições de elite ainda não terão os testes, conforme o jornal inglês The Telegraph. A avaliação da Ifab é que o protocolo precisa ser refinado antes de ser aplicado em níveis mais altos do esporte. A experiência no futebol profissional deve começar na próxima temporada europeia, que inicia no segundo semestre de 2024. A Football Association, entidade do futebol inglês é voluntária para testes na FA Cup, tanto futebol masculino, quanto do feminino.

O protocolo do cartão azul será aplicado em casos de faltas que impeçam um ataque promissor (a chamada falta tática) e reclamações exageradas com os árbitros. Se o atleta receber dois cartões azuis, automaticamente, será aplicado um vermelho. O mesmo vale para a combinação de cartões amarelo e azul, independente da ordem. Um exemplo de lance que renderia o cartão azul utilizado pela Ifab é uma falta do zagueiro italiano Giorgio Chiellini no inglês Bukayo Saka, na final da Eurocopa 2020.

Na jogada, Saka sairia em um contra-ataque com o campo defensivo da Itália totalmente exposto. O zagueiro, então, o puxa pela camisa, fazendo com que o atacante caia e não alcance a bola. Na época, foi aplicado apenas o cartão amarelo para Chiellini.

O azul foi escolhido para não haver confusão com os cartões amarelo e vermelho. A última vez que houve uma mudança desse tipo foi na Copa do Mundo de 1970, quando foram inseridos os cartões já existentes. Em País de Gales, a federação responsável pelo futebol já tinha planos de fazer testes semelhantes em torneios de base.

Depois do anúncio da proposta, a Ifab vai debater a ideia na reunião anual da entidade, que acontecerá em 2 de março, na Escócia. Outra discussão que ainda deve avançar é suspensão temporária em casos de discussões entre jogadores, punição para goleiros que “fazem cera” no tiro de meta e a determinação de que apenas os capitães seriam autorizados a discutir com os juízes no decorrer das partidas. A Ifab é composta pelas quatro associações de futebol do Reino Unido, cada uma com um voto. Outros quatro são da Fifa. Para ser aprovada, uma medida precisa de, no mínimo, seis votos.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela