Guitarras de Kurt Cobain, Beatles e outras lendas da música serão leiloadas nos EUA

09/02/2026
Fonte: AFP / Foto: Divulgação

Fonte: AFP / Foto: Divulgação

A guitarra utilizada por Kurt Cobain no famoso hino do grunge “Smells like teen spirit” será leiloada nos Estados Unidos no próximo mês. A Fender Mustang do vocalista do Nirvana, de 1966, faz parte de um tesouro de instrumentos e recordações musicais do colecionador Jim Irsay.

O lote também inclui o bumbo com o logotipo estampado que anunciou a chegada dos Beatles aos Estados Unidos, quando os ‘Fab Four’ se apresentaram no “The Ed Sullivan Show” em 9 de fevereiro de 1964, programa assistido por 73 milhões de pessoas.

A coleção inclui guitarras de músicos que definiram o século XX, incluindo David Gilmour, do Pink Floyd, e Jerry Garcia, do Grateful Dead, assim como Eric Clapton, John Coltrane e Johnny Cash. Mas, no centro deste acervo, estão os manuscritos do sucesso dos Beatles “Hey Jude”, além de guitarras tocadas por John Lennon, Paul McCartney e George Harrison.

“É justo dizer que esta coleção de instrumentos dos Beatles... é a coleção a mais importante reunida por alguém que não foi membro da banda”, disse à AFP em Beverly Hills Amelia Walker, diretora em Londres de Coleções Privadas e Icônicas da casa de leilões Christie’s.

“Em sua coleção há cinco guitarras dos Beatles, bem como o primeiro kit de bateria Ludwig de Ringo Starr e o piano de John Lennon, no qual compôs várias canções de Sgt. Pepper’s”, explicou.

A Christie’s estima que a bateria alcance cerca de 2 milhões de dólares (10,5 milhões de reais, na cotação atual), enquanto as guitarras podem ser vendidas por aproximadamente 1 milhão de dólares (5,2 milhões de reais) no leilão em Nova York.

Talvez o objeto mais caro da coleção seja a guitarra de Cobain, que especialistas avaliam em até 5 milhões de dólares (26,3 milhões de reais). “É uma guitarra talismânica para a minha geração... que viveu o grunge (...) (Smells Like Teen Spirit) foi o hino dessa geração”, disse Walker.


› Compartilhe

COLUNAS

E O BRASILEIRO PAGA A CONTA

E O BRASILEIRO PAGA A CONTA

Alan Caldas   15/04/2026

TÚNEL DA HISTÓRIA NO TEMPO

TÚNEL DA HISTÓRIA NO TEMPO

Alan Caldas   10/04/2026

Esqueci a melhor história

Esqueci a melhor história

Alan Caldas   08/04/2026

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2026, Todos os direitos reservados Agência Vela