Ação aconteceu entre a noite de sábado e a manhã de domingo
Mobilizados em impedir a entrada de menores de 16 anos em um baile funk que ocorreu no sábado, dia 7, na Sociedade Atiradores, em Dois Irmãos, a Brigada Militar da cidade, com o apoio do efetivo de Morro Reuter, desencadeou uma operação das 23h de sábado até as 6h de domingo, dia 8, em frente ao local. A ação contou ainda com o ajuda do Conselho Tutelar, além do Corpo de Bombeiros, que vistoriou o espaço antes da festa.
Sem banner de divulgação em frente à sociedade, diferente das outras vezes, o evento, que levou ao palco uma atração vinda de São Paulo, foi anunciado na cidade durante a tarde de sábado, através de carro de som. Porém, a BM já tinha a informação sobre a festa, o que possibilitou o planejamento da ação do final de semana. Comandada pelo sargento Luiz Fernando da Silva Quevedo, a operação barrou a entrada de cerca de 8 menores de 16 anos na festa. Os mesmos receberam de volta o valor do ingresso. Jovens a partir dos 16 entravam somente mediante apresentação de documento de identificação. “Em vista dos outros eventos, foi muito tranquilo. Não tivemos ocorrências, nem reclamações via 190”, destaca o sargento, ressaltando, porém, a preocupação com festas deste estilo. “Não vejo o evento como positivo devido à idade do público, de 16 a 18 anos, com venda de bebidas alcoólicas no interior da festa e ofertas de ingressos com bebida liberada”, comenta Quevedo.
O entorno da festa também foi alvo da BM. Logo na chegada, policiais abordaram jovens que estavam em frente a Atiradores, do outro lado da rua. “Este é outro fator inconveniente, a aglomeração de pessoas na rua em frente à festa, inclusive com cadeiras e coolers de bebida. Deixaram muitos resíduos como vidro e plástico na rua e no passeio público”, completou o sargento.