Governo do RS encomenda estudo sobre flexibilização do uso de máscaras ao ar livre

09/03/2022
Fonte: g1 RS

Fonte: g1 RS

O governo do RS informou nesta quarta-feira (9) que o Gabinete de Crise para Enfrentamento da Pandemia encomendou aos técnicos do governo e ao Comitê Científico um estudo para mudar de obrigação para recomendação o uso de máscara em ambientes ao ar livre. Segundo o Piratini, não há prazo ainda para a definição do estudo e da possível mudança.

A Prefeitura de Porto Alegre também iniciou o debate sobre o tema, que será abordado em um debate na quinta-feira (10), às 14h. O evento será virtual, com a participação de representantes de universidades e dos municípios vizinhos. “O objetivo é avaliar o cenário da pandemia, internações e contágio, para discutir cientificamente sobre a retirada da obrigatoriedade do uso da proteção nos espaços ao ar livre”, informa a prefeitura.

Nesta semana, o Rio de Janeiro liberou totalmente a obrigação de usar máscaras, seja em ambientes abertos ou fechados. São Paulo também discute a liberação, porém apenas em ambientes abertos.

 

Máscaras infantis

No final de fevereiro, o governo estadual editou decreto retirando a obrigatoriedade do uso de máscaras para crianças de 6 a 11 anos. Uma decisão da Justiça após ação da Associação de Pais e Mães pela Democracia, no entanto, derrubou o decreto.

O governo recorreu, e na terça-feira (8), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) negou o recurso. Com isso, segue sendo obrigatório, e não apenas recomendado, o uso de máscaras para menores de 12 anos. A Procuradoria-Geral do Estado avalia a decisão e qual medida será tomada. Em sua decisão, o desembargador argumentou que “é vedado implementar políticas públicas de saúde de enfrentamento da pandemia de COVID-19 menos restritivas do que aquelas adotadas pela União, como no caso concreto, que versa sobre a obrigatoriedade de utilização de máscara de proteção individual por crianças”.

A regra nacional estabelece que somente crianças com menos de 3 anos ou com comorbidades específicas não são obrigadas a usarem as máscaras.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela