Fonte: Governo RS
Começou oficialmente nesta terça-feira (8) a 45ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. É considerada a maior do setor coureiro-calçadista da América Latina. Governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior participou da cerimônia de abertura do evento, que não ocorria desde 2020, em razão da pandemia de coronavírus.
Ranolfo destacou a importância do setor para a economia gaúcha e falou sobre a representatividade da Fimec. “Uma feira com uma história de tanto sucesso, que chega na 45ª edição, fala por si só. A pandemia alterou as rotinas em todos os setores, em todos os lugares, mas a realização desta edição é mais uma marca do momento de retomada que vivemos. Aqui está o que há de mais moderno em tecnologia e máquinas para segmento coureiro-calçadista, que é tão importante para a nossa economia e para geração de emprego e renda. Desejo uma excelente feira com grandes oportunidades de negócios”, disse.
O Brasil é o quarto maior produtor de calçados do mundo, sendo o Rio Grande do Sul o segundo maior produtor nacional e o maior exportador em valores, respondendo por 45% do valor gerado em embarque de calçados. A produção gaúcha é concentrada no Vale do Rio dos Sinos e no Vale do Paranhana.
Com o tema “A única que tem tudo para criar o amanhã”, a 45ª Fimec vai até o dia 10 de março na Fenac, em Novo Hamburgo. O evento busca apresentar uma indústria cada vez mais sustentável, de acordo com o comportamento demandado pelo mercado consumidor. A exposição também é conhecida por ser um ambiente de criação de negócios e parcerias. Neste ano, a feira conta com 280 expositores e a organização espera cerca de 25 mil visitantes durante os três dias de evento.
Também participaram da abertura o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, e o representante do Ministério do Desenvolvimento Regional, Francisco Soares de Lima, entre outras autoridades.