Márcia Elisa Heylmann Linck (Divulgação / PMMR)
A empreendedora Márcia Elisa Heylmann Linck, que há três anos é proprietária da confeitaria e café do Chalé dos Doces, em Morro Reuter, foi a primeira do município a receber o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) na categoria empresa gastronômica.
Ela acredita que a ferramenta disponibilizada pelo Ministério do Turismo passa a ser um diferencial em seu estabelecimento. “Recebemos muitos turistas, clientes que chegam de outras cidades, e sinto que o selo é bom para o estabelecimento e para os clientes também”, afirma.
O Cadastur é obrigatório para alguns segmentos e opcional para outros. Entre os benefícios, estão incentivos a programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos pelo Ministério do Turismo; apoio a eventos, feiras e ações do ministério; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal; classificação de meios de hospedagem como hotel, resort, hotel fazenda, pousada; credibilidade de que a empresa está formalizada e que está operando de acordo com as leis de turismo. O banco de dados é uma importante ferramenta de consulta para o mercado turístico brasileiro.
Em Morro Reuter, os empreendedores também contam com o auxílio da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto. “O empreendimento receber o selo, ainda mais neste momento de pandemia e pensando no período pós-pandemia, agrega segurança, responsabilidade e confiança para com o setor e os turistas”, afirma a secretária Sônia Feldmann.