(Fotos: Divulgação / PMDI)
O dia 6 de agosto é uma data que será guardada na memória de 54 estudantes da escola municipal Primavera, em Dois Irmãos. Eles passaram a integrar, de forma espontânea, a cooperativa escolar lançada na sexta-feira (6).
A cooperativa escolar é uma associação de alunos com finalidade pedagógica, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados e da comunidade, sempre norteadas pelos valores e princípios universais do cooperativismo. A cooperativa incentiva o protagonismo de adolescentes e jovens, proporcionando a vivência do modelo cooperativista no ambiente escolar.
A diretora Denise Daniela Klein Kohlrausch ressalta que a cooperativa tem tudo a ver com as práticas da comunidade escolar, pois os estudantes, os pais, os professores e demais funcionários costumam se engajar nas ações em prol de causas coletivas. “Temos certeza de que a cooperativa irá agregar muito conhecimento e vivências super importantes na vida dos estudantes”, comentou.
A professora-orientadora Estefânia da Silva Goulart acrescenta que a escola tinha certeza de que os estudantes abraçariam a ideia da cooperativa. “Antes do recesso, reunimos os alunos, do 5º ao 9º ano, para apresentar a proposta da cooperativa e mais de 50 aderiram de forma espontânea”, comemorou ela.
No caminho certo
A secretária de Educação, Denise Maldaner, se diz muito feliz pela criação da cooperativa escolar. “Desde 2019 estamos acompanhando as formações e a adesão para que os alunos tenham a orientação dos profissionais para a educação financeira, inserção social, cooperação e empreendedorismo. Estamos no caminho certo pela educação dos nossos alunos. Parabéns pela parceria, apoio e incentivo do Sicredi e demais apoiadores”, declarou.
Também participaram do evento a vice-diretora Graziele Oliveira Martins, o professor-orientador Ivan Daniel Muller, a assessora pedagógica de cooperativas escolares da Sicredi Pioneira, Synara Kehl, e a presidente da Federação das Cooperativas Escolares, Tainara Adams.