(Foto: Octacílio Freitas Dias)
As peças no tabuleiro da eleição municipal de Dois Irmãos começam a ser definidas oficialmente nesta quarta-feira (9). PP e MDB realizam suas convenções logo mais, à noite, na AECB União, quando devem confirmar a chapa com Jerri Meneghetti a prefeito e Juarez Stein a vice. O PSB, que teve sua convenção no dia 4, já garantiu apoio à coligação e apresentou dez candidatos a vereador. O PP deve apresentar 13 nomes para concorrer ao Poder Legislativo e o MDB, 14.
PT deve lançar chapa com Filipin e Elton Sturm
Quem também tem chapa encaminhada é o PT, que terá sua convenção nesta quinta-feira (10). O partido já havia anunciado o vereador Joracir Filipin como pré-candidato a prefeito, e o candidato a vice deverá ser Elton Sturm, o que indica chapa pura, sem coligação. A informação foi divulgada pela presidente Cristine Groth, que também destaca que o PT já tem dez pré-candidatos a vereador (cinco mulheres e cinco homens). “Poderemos ter mais algum nome ainda até amanhã”, observa Cristine.
E os demais partidos?
O PDT terá convenção no próximo sábado (12). Seu pré-candidato a prefeito é o vereador Sérgio Fink, mas o nome do presidente Antônio Renz também aparece como possibilidade. Ele diz que o partido segue conversando com outras siglas na tentativa de viabilizar uma coligação, mas já adiantou que o PDT não aceitará ser vice em uma chapa do PT ou do PSD. “Pode até acontecer de ser vice em outra chapa, mas com PT e com PSD só haverá coligação se o PDT for cabeça”, comenta. “Nós já fomos vice do PT duas vezes”.
O PSDB, do presidente e pré-candidato a prefeito Juliano Skappelli, terá sua convenção no próximo dia 14. Skappelli diz que já há definição sobre um nome a vice de outro partido, para formar a coligação, mas o anúncio só será feito mais adiante. O PSD, do vereador Paulo Fritzen, ainda não confirmou a data da convenção e também não definiu candidatos.