Fotos: Divulgação / Luteranos
Grande público participou do Culto Festivo pelos 120 Anos da Congregação Evangélica Luterana São Miguel, realizado neste domingo (8), na Praça do Imigrante. Além dos membros da Comunidade Luterana de Dois Irmãos, autoridades e convidados também prestigiaram a celebração, entre eles o Pastor Presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Rev. Geraldo W. Schüller, de Porto Alegre; o prefeito Jerri Meneghetti, o deputado federal Marcel van Hattem e o pastor Gastão Breunig, da IECLB.
A história da Igreja Luterana de Dois Irmãos vem desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães. No começo, a assistência espiritual dos evangélicos era dada por professores, e somente no ano de 1867 é que receberam um pastor: Rev. Johannes Brutschin. Em 1903, ocorreu uma cisão dentro da Igreja Evangélica Unida e, dessa forma, fundou-se a Comunidade Evangélica Luterana “São Miguel”, com assistência do pastor Rev. H. A. Klein, vindo de São Leopoldo. O primeiro culto aconteceu no dia 11 de outubro de 1903, data que completa 120 anos. Durante mais de três décadas, os cultos da Comunidade Evangélica (IECLB) e da Comunidade Luterana (IELB) eram oficiados alternadamente, a cada semana. Somente em 1938 foi inaugurado o templo da Igreja Luterana, a igreja verde.
– É uma história com muitas pessoas queridas e especiais envolvidas, mas existe alguém que é senhor dessa história, aquele que ontem, hoje e sempre foi, é e será o mesmo: o Senhor Jesus, o Senhor da Igreja. Que o nome de Jesus seja exaltado e enaltecido neste dia e durante toda a nossa vida, e que Jesus continue sendo o senhor, o bom pastor, o salvador desta Congregação, desta linda cidade, desta região, do nosso Rio Grande do Sul e do nosso querido Brasil – disse o Rev. Geraldo W. Schüller.
O prefeito Jerri parabenizou a Congregação São Miguel.
– Participar deste momento é motivo de grande satisfação. É uma história que demonstra o quão bonita é a própria história do nosso município, das tradições que vieram com os primeiros imigrantes e depois com as pessoas que aqui se juntaram para transformar Dois Irmãos nesta comunidade pujante, de uma população ordeira e trabalhadora – declarou ele.
Atualmente, a Comunidade Luterana de Dois Irmãos conta com dois pastores – Rev. Oscar Zimmermann, na cidade desde 1985, e Eduardo K. Hoffmann – e é presidida por Leandro Blauth. O culto deste domingo teve a participação especial do Coral da Congregação Luterana Cristo Redentor, de Pelotas, e ainda contou com arrecadação de alimentos não-perecíveis e produtos de limpeza para os atingidos pelas enchentes no Estado.