Projetos foram avaliados por convidados de diversas áreas de atuação
Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela pesquisa, a escola municipal Matheus Grimm, do bairro Portal da Serra, em Dois Irmãos, promoveu, na última sexta-feira, dia 5, a sua 2ª Feira de Iniciação Científica (FIC). Reunindo 28 trabalhos, desenvolvidos pelos 176 alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, o evento ocorreu no Ginásio de Esportes e pode ser prestigiado, também, pela comunidade.
Avaliados por 28 membros da comunidade escolar, de variadas profissões e formações, os projetos foram divididos em três categorias (Educação Infantil, Anos Iniciais do Fundamental e Anos Finais do Fundamental) e os melhores de cada uma foram premiados com credenciais para participar da 1ª Mostra de Projetos das Escolas de Dois Irmãos (MOPEDI), que ocorre em agosto. Na Educação Infantil, o trabalho vencedor foi “Clube dos Banguelas”, da turma Nível B; nos Anos Iniciais o destaque foi “Não desperdiçar para não faltar”, do 3º ano; e na categoria Anos Finais os projetos ganhadores foram “Alergia a bijuterias”, do 6º ano; e “Desperdício da merenda escolar”, do 9º ano.
Envolvendo os alunos desde abril, a FIC contou com trabalhos de diversos assuntos, entre eles, álcool na adolescência, riscos do uso excessivo da internet, preservação do meio ambiente e benefícios de determinados alimentos.
Rafaela, Jonas, Matheus e Ramon, da turma do 1º ano, que desenvolveu o projeto “Por que o papel existe?”
Secretária de Educação, Denise Maldaner, com Simone e Carol, da escola Matheus Grimm