Frio intenso perde força nos próximos dias, diz meteorologista do Inmet

10/07/2024
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

O Rio Grande do Sul teve o terceiro dia consecutivo com temperatura negativa nesta quarta-feira (10). Em Quaraí, na Fronteira Oeste, os termômetros marcaram -2,6°C às 8h20, de acordo com atualização da Climatempo.

Na comparação com a manhã de terça (9), o frio foi menos intenso em todo o território gaúcho durante o amanhecer desta quarta. Apesar disso, a Climatempo confirmou a incidência de chuva congelada – fenômeno em que um floco de neve derrete ao deixar a nuvem e volta a congelar no contato com o solo – em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, onde a mínima foi de 4,8°C.

O frio intenso deve começar a perder força gradualmente nos próximos dias. Segundo Marcelo Schneider, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que os termômetros subam aos poucos, com a presença de um frio mais úmido.

– Esse frio intenso permanece até hoje ou amanhã. Aos poucos, ele vai perdendo intensidade. As próximas duas madrugadas ainda serão muito frias, mas não tanto quanto nos últimos dias. À medida que nos aproximamos do final de semana, o frio fica mais úmido, especialmente na faixa leste do Estado, onde ocorre chuva mais forte, provocada por instabilidade nessas áreas – detalhou Schneider.

Schneider explica que, apesar desta leve alta, devem ser registrados outros momentos de tempo gelado nos próximos meses. No entanto, serão intercalados com períodos mais amenos no restante de julho e em agosto:

– Teremos esses períodos de muito frio como o que estamos presenciando, mas teremos outras situações de calor. Na próxima semana, a temperatura sobe novamente, mas depois voltará a cair. Durante agosto, também haverá ondas de frio intenso, uma alternância entre temperatura elevada e frio intenso.

 

Próximos dias – Dois Irmãos

– Quinta, dia 11: Céu nublado com possibilidade de garoa o dia todo. Chove à noite. 6°C / 11°C

– Sexta, dia 12: Nublado pela manhã, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade. 6°C / 12°C

– Sábado, dia 13: Céu nublado com possibilidade de garoa de dia e à noite. 7°C / 12°C

– Domingo, dia 14: Chuvoso durante o dia e à noite. 9°C / 13°C


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela