Recital com canções folclóricas alemãs abre a programação do bicentenário

10/07/2024
Angela Diel / Fernando Rauber (Fotos: Divulgação)

Angela Diel / Fernando Rauber (Fotos: Divulgação)

Nesta quinta-feira (11), a partir das 19h, um recital com canções folclóricas alemãs marca o início dos eventos culturais, em Dois Irmãos, em comemoração aos 200 anos da Imigração Alemã. O “Volkslieder” traz para o Espaço Cultural Antiga Matriz (ECAM) a cantora lírica Angela Diel, acompanhada pelo pianista Fernando Rauber.

O recital apresenta o ‘Lied’ característico da cultura germânica, com destaque para o maior representante do gênero, o compositor Franz Peter Schubert, além do compositor Johannes Brahms e do pianista Robert Schumann, outros expoentes do Lied alemão.

‘Lied’ é uma palavra da língua alemã que designa um tipo de canção própria da cultura germânica, normalmente composta para voz e canto, consolidada no período romântico na música, com ênfase na expressão individual, nas emoções intensas e no sublime. A música romântica era caracterizada por melodias expressivas, harmonias ricas e complexas, e uma busca pela expressão dos sentimentos humanos.

O recital ainda vai contar na abertura com a participação do Coral Cantares, que neste ano completa 27 anos de valorização da prática da música de coral. A entrada é franca e toda a comunidade está convidada a prestigiar.

 

Próximas atrações

O bicentenário da imigração ainda será celebrado com pelo menos mais três eventos importantes no ECAM. No dia 23 de julho, tem a entrega do 8º Troféu Baumschneis, e no dia 24, culto ecumênico com lançamento e exibição do documentário “Nossa gente: trabalho e fé”. No dia 25 de julho, data oficial da comemoração, será apresentado o espetáculo teatral ‘Memórias em Retalho’, e o Coral Santa Cecília e a Orquestra Caxias Ensemble também sobem ao palco. Na ocasião, ainda será aberta uma exposição-estudo de autoria do pintor, escultor e artista plástico hamburguense Marciano Schmitz.

Já no mês de agosto, mais precisamente no dia 24, a Sociedade Santa Cecília recebe o Festival Saengertreffen – Encontro de Cantores.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela