Em 2021, distribuição da centelha da Chama Crioula ocorreu no dia 12 de setembro em Dois Irmãos
Dando início aos Festejos Farroupilhas de 2022, ocorre nos dias 12 e 13 de agosto a 73ª edição da Geração e Distribuição da Chama Crioula. Neste ano, a cerimônia será na cidade de Canguçu, pertencente à 21ª Região Tradicionalista.
Na sexta-feira (12), inicia a programação, com a abertura oficial e o espetáculo “Liberdade nas asas do Gavião”, com criação e direção de Rinaldo Souto, seguido de desfile dos cavaleiros. E no sábado (13), a partir das 9h30, ocorre a cerimônia de Distribuição da Chama Crioula para as 30 Regiões Tradicionalistas (RT) do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC). Cavaleiros da 30ª Região Tradicionalista, a qual pertencem os municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter, também estarão presentes. Formada por 13 cavaleiros, a Guarda de Honra da 30ª RT sairá da ACTG Portal da Serra, em Dois Irmãos, na madrugada desta quinta-feira (11), rumo a Canguçu. A ida será com ônibus e carros de apoio, e a volta, a cavalo, trazendo consigo a centelha da Chama Crioula.
De acordo com Cesar Luis Barbosa, popular Amarelo, o grupo sai de Canguçu no domingo (14), tendo como destino final a cidade de Estância Velha, onde a centelha permanecerá até o dia 10 de setembro, quando irá se espalhar às demais cidades da 30ª RT. Segundo Amarelo, serão 386 quilômetros entre Canguçu e Estância Velha. A previsão de chegada é 25 de agosto. Além de Amarelo, outros quatro tradicionalistas da ACTG Portal da Serra, de Dois Irmãos, fazem parte da Guarda de Honra: Ademir Kaefer, Gilmar Bervian, Ismael Wingert e Sidnei Pannebecker. Também fazem parte do grupo Airton Krewer e Jurandir da Cruz, do CTG Garrão da Serra, de Morro Reuter.
Em Dois Irmãos, a chegada da centelha será também no dia 10 de setembro. A Semana Farroupilha do município será de 14 a 20 do mês que vem.