Museu Histórico Municipal (Foto: Octacílio Freitas Dias)
Dois Irmãos tem hoje mais de 20 imóveis tombados e outros 39 de interesse. A Lei de Tombamento do município foi uma grande conquista e está entre as mais destacadas do país.
No documentário “Nossa Gente: Trabalho e Fé”, Angelo Reinheimer, que na época estava no Departamento Municipal de Cultura, relembra a construção do projeto.
– Quando saiu a Lei de Tombamento, no início dos anos 2000, nós já tínhamos um pequeno embrião da coisa toda. A legislação de tombamento foi muito importante, foi muito trabalhada na comunidade. Na época se fez um trabalho muito grande pelo Jornal Dois Irmãos, o diretor Alan Caldas apoiou muito essa iniciativa, dando um grande espaço no jornal para se dizer para a comunidade o que significa um tombamento, qual é a função de um tombamento. A função é muito maior até do que a propriedade privada, pois vai para as próximas gerações. E isso foi muito bem entendido – conta ele.
O trabalho realizado pelo município mereceu destaque nacional.
– Dois Irmãos tem o melhor conjunto de proteção ao seu patrimônio cultural. Ali por 2003, a prefeitura de Dois Irmãos recebeu da Fundação Getúlio Vargas o prêmio Gestão Pública e Cidadania, que foi um momento muito importante para a cidade, pelo conjunto da obra que levou à Lei de Tombamento. Saiu até uma publicação, na época, um livro da Fundação Getúlio Vargas, e o título de Dois Irmãos era ‘Um tesouro bem preservado’. Entre 1.200 inscritos, Dois Irmãos ficou entre os 20 finalistas – destaca Angelo.
Lista de bens tombados*
Armazém Sander (Centro)
Casa Arno Saueressig (Centro)
Casa Auler (União)
Casa Dienstmann (União)
Casa Ellwanger (Floresta)
Casa Engelmann (União)
Casa Kolling 01 (Centro)
Casa Kolling 02 (Centro)
Casa Konrath (Centro)
Casa Pastoral (Centro)
Casa Pastoral e Igreja (Centro)
Casa Professor Matheus Grimm (Centro)
Casa Soine (União)
Casa Wendling (Centro)
Cemitério e Igreja Evangélica (Centro)
Cemitério Evangélico (Travessão Rübenich)
Colégio Imaculada Conceição (Centro)
Igreja Matriz de São Miguel (Centro)
Moinho Collet (Beira Rio)
Museu Histórico Municipal (União)
Ponte de Pedra (Beira Rio)
Salão Sander (Centro)
Serraria Becker (Vila Rosa)
* Fonte: Prefeitura Municipal