
1. Sede da ‘antiga prefeitura’
O vice-prefeito Juarez Stein costuma publicar imagens memoráveis em suas redes sociais, recordando tempos antigos de Dois Irmãos e região. Ele conta com a colaboração de moradores da cidade, que por vezes também compartilham em seus perfis belas histórias de épocas que ficaram na lembrança.
1. Prédio da subintendência
A emancipação de Dois Irmãos ocorreu em 10 de setembro de 1959. Até então, éramos o 4º Distrito de São Leopoldo e a ‘antiga prefeitura’ ficava no Centro, como mostra esta foto.
– Av. São Miguel, esquina desta com a rua São José. O prédio não existe mais. A obra foi construída no início do século XX, pelo município de São Leopoldo, para servir de subintendência, ou seja, uma extensão da administração do município de São Leopoldo para atender o quarto distrito. Hoje, temos ali um hotel. No Parque Romeo Benício Wolf, temos uma réplica da edificação – relata Juarez.
2. Dos tempos de escola
Primeira diretoria do GECA (Grêmio Estudantil Castro Alves), do Ginásio Estadual. Em pé, da esquerda para direita, estão Bellarmino Arandt, Darcy Boettcher, Victor Lehnen e Vitali Bachtin. À frente, aparecem Helga Collet Maiolli, Soraia Müller Wüst, Liria Lúcia Meurer Lawisch. (Colaboração: Helga Maioli)
3. Dia do Colono
Imagem de uma das edições do Dia do Colono em Dois Irmãos.
– Quanto aos três jurados, a senhora Helga Maioli informa que são os senhores Herberto Kuntzler, Arlindo Wirth e Nelson Schneider. Bem à esquerda, está o prefeito Justino Vier. Convém registrar: por um bom tempo, o Dia do Colono, 25 de Julho, resultava na maior festa até então existente – escreve Juarez.
4. Foto de família
Família de Alfredo Collet, um dos antigos proprietários do Moinho Collet. Uma lembrança maravilhosa! (Colaboração: Helga Maioli)
5. Centro da cidade
Imagem da Av. 25 de Julho, feita por Carmen Backes, em 1986. O terreno que aparece à esquerda, coberto de vegetação, é onde hoje está o supermercado Kern
6 / 7. Craques do futsal
O esporte é uma das marcas de Dois Irmãos, principalmente quando o assunto é futebol e futsal. Neste time histórico, aparecem: Katito, Jorge Kirst, Lauri Koch, Leonardo Henrich, Laércio Wüst (em pé); Astor Ranft, Rugard Elemar Hoppen, Juarez Stein e Selmar Knorst (agachados).
– Para relembrar... e comunicar que o troféu continua em boas mãos. O torneio realizou-se no Ginásio Santa Cecília. Passados mais de 45 anos, quero deixar um abraço aos atletas de nossa equipe. A propósito, o troféu tem apenas uns 35 cm de altura – postou Juarez.