Deputado Marcel, soldado Ezequiel, Madalena e tenente coronel André
Na sexta-feira (6), quatro policiais militares de Dois Irmãos e Morro Reuter receberam Moção de Aplauso e Louvor das mãos do deputado federal Marcel van Hattem (Novo). A honraria foi entregue aos soldados Erique da Silva dos Santos, Ezequiel da Silva Soares, Lucas Nogueira da Silva e Maurício Fabiano de Oliveira.
A homenagem é um reconhecimento pela atuação deles em uma ocorrência registrada no dia 8 de março deste ano, quando um homem de 33 anos foi morto pela BM após manter uma mulher refém dentro de uma loja localizada às margens da BR-116, no Travessão. Conforme a polícia na época, o homem foi até lá à procura da ex-companheira, mas ela não estava no local, pois havia pedido desligamento da empresa dois dias antes, justamente por medo dele. No local, e já com outra mulher refém, ele exigia a presença da ex-namorada e dizia que, se a polícia fosse acionada, mataria a refém. Chegando à loja, os policiais tentaram negociar com o indivíduo, porém ele seguiu com as agressões à mulher e impediu que ela fosse socorrida. Tendo em vista que era iminente a morte da vítima, a Brigada Militar efetuou os disparos. A vítima, Madalena Staudt, de 47 anos, que é moradora de Ivoti, também esteve presente na sexta-feira.
Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO-VRS), o coronel Aílton Iaruchewski prestigiou as homenagens e ressaltou o comprometimento do efetivo com o juramento realizado ao ingressar na instituição, o de agir “mesmo com o risco da própria vida”. “Esse juramento está sempre sendo honrado, em todos os momentos, por todos os nossos policiais militares nestes 497 municípios que integram o nosso glorioso estado do Rio Grande do Sul”, completou.
O prefeito Jerri Meneghetti elogiou a iniciativa do deputado Marcel e destacou a importância do reconhecimento em nível nacional. “Isso nos deixa muito felizes, porque sabemos que o dia a dia do policial é confrontar a criminalidade, é expor a sua vida aos riscos, é não saber se vai voltar para casa, então nada mais justo do que esta homenagem”, destacou, parabenizando os policiais pela atuação na ocorrência do dia 8 de março. “Hoje temos a nossa querida Madalena aqui conosco, ainda em tratamento, mas com vida e com saúde, graças à ação destes bravos policiais”, completou.
Autor da moção, o deputado Marcel também enalteceu a ação da BM. “Vocês são exemplos de cidadãos, que atuaram em um momento decisivo, com toda a perícia que a profissão exige, colocando suas vidas em risco para salvar outra vida”, disse ele, destacando a confiança da comunidade nos órgãos de segurança pública.
O Comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), tenente coronel André Lima da Silva, e o vice-prefeito de Morro Reuter, Airton Bohn, também prestigiaram o momento.