Vereadores fazem cobranças na saúde e por mais vagas nas creches

10/11/2021
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

Seguidamente, o vereador Paulino Renz (PDT) leva à tribuna do Poder Legislativo de Dois Irmãos reclamações e cobranças em relação ao atendimento na saúde pública. Na sessão de segunda-feira (8), entre outras coisas, voltou a criticar o atendimento de crianças junto à Emergência 24h.

– A saúde está de mal a pior. A coisa não está fluindo e o nosso povo sofrendo. Se o vereador não vem aqui cobrar, não fazem. Estou cobrando pela terceira segunda-feira aqui nesta casa: não estamos mais respeitando nossas crianças. Tem que atender as crianças na parte da frente do hospital. Cada vez que vou na nova Emergência, está cheio de crianças e adultos juntos para serem atendidos. Ao invés de progredir, nós estamos regredindo. Não dá para aceitar. Se precisar vir toda segunda-feira para falar sobre o que acontece na nossa saúde, vou vir toda segunda-feira. Não vou me calar. Talvez alguém ache que sou um formiguinha no meio deles, mas eu cobro mesmo – declarou o pedetista.

Nilton Tavares (PP) fez ponderações sobre a situação.

– Se tivermos toda uma estrutura para receber as crianças, que às vezes são quatro, cinco ou seis num intervalo de 24h, nós temos um custo-benefício absurdo, pois tem que ter vigilante, porteiro, enfermeiro, assistência... Então, é toda uma estrutura que precisamos ver se é tão necessário, se temos como investir tanto dinheiro assim para uma baixa demanda – comentou.

Celina Christovão (MDB) disse que existe a promessa de uma sala para a pediatria.

– Concordo com o colega (Paulino), pois com as crianças ali, tudo junto, a gente vê que não está legal. Mas como foi colocado (pelo Tavares), não é tão simples ter a portaria atendendo a pediatria; não é só botar um médico no consultório para atender, é preciso uma equipe, e para isso vão pedir mais dinheiro. O diretor (do hospital) prometeu que no máximo até o final do ano vai ter outra sala para atendermos a pediatria – afirmou a vereadora.

O presidente Elony Nyland (MDB) fez elogios ao sistema de saúde.

– Sempre se fala que a saúde está de mal a pior em Dois Irmãos, mas eu divirjo 100%. A saúde está muito boa, tanto que, quando eu falo com as pessoas, elas elogiam muito o hospital e o trabalho da saúde, e comparam com de onde vieram. Aqui, nos últimos oito anos, se implementou muitos exames e consultas que não havia nos governos anteriores. Dois Irmãos investe mais que o dobro na saúde: temos que investir no mínimo 15%, e aqui se investe mais de 30%. Casos pontuais de reclamação sempre irão haver; muitos não entendem ou não querem entender essa questão pontual. Temos que ver mais o lado positivo do que é feito no município – concluiu.

 

Vagas nas creches

Osmar Verissimo (PT) chamou atenção para a falta de vagas nas creches.

– É uma situação que vem tirando o sono de muitas famílias da nossa comunidade, principalmente no Bela Vista, Picada 48 e Loteamento do Lago. Faltam vagas em creches e também falta um local para que os pais deixem seus filhos no contraturno escolar. Sei que temos a creche Raio de Sol (Bela Vista), mas é insuficiente pelo número de crianças nos bairros. Aumentou muito o número de moradores devido a demanda do setor imobiliário. Sendo assim, muitos pais tem que levar os filhos para outras creches e muitas crianças também estão sendo levadas para casas de tias particulares, precisando atravessar a BR-116 – comentou o vereador.

Ramon Arnold (PP) lembrou que o déficit deve ser zerado no início do próximo ano.

– No ano passado teve a aprovação de uma legislação que ‘zerou as creches’ no início do ano, mas o nosso município está recebendo mais e mais imigrantes, e hoje são em torno de 50 crianças na fila de espera. Essa fila deve zerar em janeiro novamente, porque as crianças de 4 anos devem sair. Há o planejamento de quatro salas adicionais nas escolas, para que absorvam esse aumento da nossa população – observou o progressista.

 

Conferência do Esporte

Darlei Kaufmann (PSB) destacou a importância da Conferência Municipal do Esporte, que acontece no próximo dia 16, às 19h, no Complexo Esportivo Norberto Rübenich.

– Volto a pedir o apoio da comunidade esportiva para a construção de uma cancha de futebol sete no Complexo Esportivo. Após essa construção, termos um ecônomo no local para ajudar a cuidar da sede e na promoção do eventos. Volto, também, a citar a importância da reativação do nosso Conselho do Esporte, para através dele sair do campo da opinião para o campo da ação, ajudando no gerenciamento dos gastos e tomando ciência do que está acontecendo com a verba que é destinada ao esporte, além de buscar mais verbas – destacou.

Ederson Bueno (MDB) também defendeu a iniciativa.

– No começo do mandato fiz um pedido para que se coloque um ecônomo no Complexo Esportivo. Muitas vezes os clubes acabam não usando o Complexo Esportivo justamente por conta deste impasse de não ter um ecônomo no local – comentou.

Elony Nyland (MDB) citou a possibilidade de utilizar a estrutura já existente.

– O campo de futebol sete no complexo já existe, é um pouco mais adiante. Talvez não seja bem oficial, mas acho que é só liberar o local – disse o presidente.

 

Próxima sessão dia 22

Como a próxima segunda-feira (15) é feriado da Proclamação da República, a Câmara de Vereadores volta a se reunir de forma ordinária no dia 22 de novembro.

Neste dia, antes da sessão, às 18h30, será feita a entrega do título de Cidadã Honorária de Dois Irmãos para a ex-secretária de Educação Hilária Arnold Kreuz. A homenagem foi proposta pelo vereador Nilton Tavares (PP) e apoiada pelos demais parlamentares.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela