RS registra mais 10 mil casos conhecidos de Covid e segue sem dados atualizados de vacinação

11/01/2022
Fonte: g1 RS

Fonte: g1 RS

A Covid-19 segue avançando entre a população do Rio Grande do Sul, enquanto os dados sobre vacinação estão há mais de um mês sem atualização. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), só nesta terça-feira (11) foram identificados 10.121 novos casos conhecidos de coronavírus.

Pela alta contaminação, especialistas acreditam que há muitas pessoas que não fazem o exame, que ainda são altamente necessários, assim como o isolamento de quem testou positivo. Por isso, há possibilidade de subnotificação. Além disso, o percentual de pessoas com o vírus ativo, que era inferior à taxa de letalidade, agora é maior. Desde o começo da pandemia, são 1.545.035 casos, dos quais 39.929 pessoas (2,6%) estão em acompanhamento, ou seja, com risco de transmitir a doença. Outros 1.468.501 (95%) são considerados recuperados, e a taxa de letalidade ainda é de 2,4%. A média móvel de infectados segue em alta, com uma elevação de 655% em relação a duas semanas atrás. São 5.023 novos casos, em média, esta semana.

Foram identificadas ainda mais 13 mortes nas últimas 24 horas. A maioria aconteceu entre 2 e 10 de janeiro, além de duas de dezembro do ano passado. O Estado chega, com estas, a um total de 36.497 vítimas do coronavírus desde o começo da pandemia. A média móvel de mortes é de cinco registros diários, 20% menos do que há duas semanas, o que mantém a tendência de queda.

 

Vacinação

Mesmo com o restabelecimento das plataformas e-SUS Notifica, Sivep-Gripe, SI-PNI e Conecte SUS pelo Ministério da Saúde, possibilitando a inclusão de dados por estados e municípios, o Rio Grande do Sul segue sem atualização dos dados da vacinação desde 9 de dezembro. Este tipo de informação é considerado essencial para estabelecer as estratégias de enfrentamento diante do avanço significativo de infecção nas últimas semanas.

O RS parou em 7,99 milhões de pessoas com o ciclo vacinal completo com as duas doses das vacinas CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca ou a dose única da Janssen. O contingente representa 69,7% da população do RS. Com a dose de reforço, são 1,37 milhões de pessoas ou 11,9% da população. A primeira dose já chegou a 8,9 milhões de pessoas (77,6%).

 

Leitos

Embora o avanço nos casos não se reflita nas internações mais graves, nos leitos clínicos houve um aumento para 593 pessoas hospitalizadas entre suspeitos e positivos para coronavírus. Este número, conforme a atualização mais recente da SES, já supera as internações nos dois meses anteriores. Ainda que esteja longe do pico, nos meses de março e abril, e a vacinação completa com duas doses e reforço esteja adiantada, os dados são importantes para entender a disseminação da nova cepa e evitar o estrangulamento do sistema de saúde para outras doenças.

A taxa de pacientes em leitos de terapia intensiva subiu para 52%, com 1.670 pacientes em 3,2 mil vagas, cerca de 35 a mais do que no dia anterior. A proporção é de 17% entre aqueles com Covid ou a suspeita da doença e 83% os que estão hospitalizados por outros motivos. Ao todo, 169 dos hospitalizados tiveram diagnóstico positivo e outros 114 estão com suspeita.

Das 21 regiões do estado, Lajeado e Pelotas estão com superlotação das vagas de UTI privadas. Já Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana e Cachoeira do Sul estão acima de 80% no mesmo segmento. Nas demais regiões, há vagas disponíveis, bem como nos leitos SUS.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela