
(Fotos: Divulgação / PMDI)
A semana de formação com equipes diretivas da rede municipal de Dois Irmãos encerrou na sexta-feira (7) com uma atividade dedicada ao tema dos direitos das crianças e adolescentes.
O encontro aconteceu no auditório do Centro Pastoral da Paróquia São Miguel e contou com dois painéis: o primeiro, denominado “Humanizar: Um olhar sobre a criança e o adolescente enquanto sujeito de direitos”, foi conduzido pelas profissionais da rede de apoio do município, enfermeira Camila Peters, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), assistente social Jéssica Gebhardt e psicóloga Mariana Rosa da Silva, ambas do Núcleo de Apoio às Escolas (NAE). No outro painel, a fala foi da mestre em serviço social e especialista em violência doméstica contra criança e adolescente Marleci Hoffmeister, que atua como assessora técnica chefe do Serviço da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que apresentou o tema “A escuta especializada e o perfil dos atores do sistema de garantia dos direitos”.
A coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais da Educação, Alana Schuck, participou do momento e destacou a relevância do assunto. “Capacitar nossas equipes diretivas quanto à observação, abordagem, escuta de crianças e estudantes para situações de violência, oportuniza o encaminhamento adequado de tais situações”, comentou. Além das equipes diretivas, também participaram servidores da Secretaria da Saúde, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do CAPS, do NAE, conselheiros tutelares, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Programa Saúde na Escola (PSE) e do Departamento de Assistência Social.
A secretária de Educação, Denise Maldaner, agradeceu a todos pela participação nas atividades de formação, em especial as dos dias 5 e 7 de fevereiro. Agora, de terça (11) até quinta-feira (13), será realizado o inédito Fórum de Educação e Alfabetização, com nove painéis diferentes, 13 especialistas da área e grupos de estudos.