Fonte: Autoesporte / Foto: Rafael Munhoz/BYD
Em 2024, 307.339 automóveis e comerciais leves foram vendidos no Brasil. Quem domina o mercado automotivo é a Fiat, que segue na liderança com 65.178 unidades comercializadas – ou 21,2% de participação. A Volkswagen aparece em segundo no ranking com 46.050 emplacamentos, seguida da Chevrolet, que teve 35.447 vendas. Quem também está ganhando destaque é a BYD. A fabricante chinesa já está entre as 10 marcas de carro mais vendidas no Brasil.
Com o nome oficial de Build Your Dreams, a BYD está no Brasil desde 2015. No entanto, foi só a partir de 2022 que a marca começou a vender carros de passeio no país. Antes, a chinesa trabalhava apenas com fábricas de montagem de ônibus elétricos e com a produção de módulos fotovoltaicos em Campinas (SP).
De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 17.937 unidades vendidas em seu primeiro ano completo por aqui. Desta forma, a BYD ocupou a 15ª posição no ranking de fabricantes com mais comercializações no país em 2023. Neste ano, a montadora já garantiu metade desses emplacamentos em apenas dois meses: foram 8.726 unidades, sendo 4.299 delas em janeiro e 4.429 em fevereiro.
O grande responsável por esses números é o BYD Dolphin, que soma 3.626 exemplares vendidos até fevereiro. O elétrico, aliás, foi o primeiro a aparecer entre os 50 carros mais vendidos do Brasil e fica bem à frente da concorrência quando se fala em emplacamentos. Já o segundo modelo mais comercializado da fabricante chinesa é o BYD Song Plus. Só em 2024, o híbrido garantiu 3.421 comercializações e também é o líder na sua categoria. Quem fecha o pódio da marca é o BYD Seal, que teve 1.066 vendas entre janeiro e fevereiro.
Fora eles, a BYD ainda vende outros quatro modelos no Brasil: Yuan Plus, Han, Tan e Dolphin Mini. Este é o lançamento mais recente da fabricante chinesa por aqui e já teve 6.170 unidades vendidas só na pré-venda, segundo a marca.
Com estes números, a BYD já fica à frente de Caoa Chery, Ford, Ram, Peugeot e Citroën, por exemplo. A fabricante chinesa é justamente a 10ª marca de carros mais vendida do Brasil atualmente. Veja abaixo:
Fabricantes que mais venderam carros no Brasil em 2024 (JAN/FEV)
1º) Fiat: 65.178
2º) Volkswagen: 46.050
3º) Chevrolet: 35.447
4º) Toyota: 27.118
5º) Hyundai: 26.198
6º) Renault: 17.346
7º) Jeep: 16.644
8º) Nissan: 11.930
9º) Honda: 10.597
10º) BYD: 8.726
11º) Caoa Chery: 6.799
12º) Ford: 5.892
13º) Ram: 4.847
14º) Peugeot: 4.306
15º) Citroën: 4.180
Investimento da BYD no Brasil
E há grandes chances da BYD crescer ainda mais no mercado depois da sua chegada oficial no Brasil. Na última terça-feira (5), a gigante chinesa deu o pontapé inicial nas obras de sua nova fábrica em Camaçari (BA). Com investimento de R$ 3 bilhões, quatro veículos sairão das linhas de montagem: os elétricos Dolphin Mini, Dolphin e Yuan Plus e o híbrido Song Plus — este último já com motorização flex.
Em um primeiro momento, até o último trimestre de 2024, os carros serão apenas montados no Brasil com peças oriundas da China. A partir de 2025, a BYD começa a efetivamente fabricar os automóveis por aqui e iniciar o plano de nacionalização, que tem previsão de duração de cinco anos e atingir o índice de 70% de insumos nacionais — incluindo até as baterias de lítio.