(Fotos: Divulgação / PMMR)
O trabalho de combate à dengue segue intenso em Morro Reuter. Começou a aplicação de inseticida, começando por espaços de saúde, que são locais de maior permanência de pessoas durante o dia. Na sequência, será feita aplicação em escolas. Também foram adquiridos pela administração municipal 500 testes rápidos de detecção de dengue.
O teste rápido é aplicado a pacientes que apresentem os sintomas da doença e é feito a partir da coleta do sangue, que é colocado em um tubo, onde o material é homogeneizado e depois aplicado no dispositivo de teste. O resultado é detectado após 15 minutos.
A população deve tomar medidas de prevenção à proliferação e à circulação do Aedes aegypti, limpando e revisando áreas internas e externas das residências. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual. Com apenas dez minutos semanais, é possível interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.
Cuidados básicos
– Vedar totalmente caixas d’água e cisternas;
– Limpar calhas, retirando folhas e sujeira, para evitar acúmulo de água;
– Guardar, em locais cobertos, objetos como pneus e garrafas;
– Armazenar garrafas vazias com a boca para baixo;
– Esvaziar os pratos dos vasos de plantas ou preenchê-los com areia;
– Esvaziar a água acumulada semanalmente de algumas plantas, como espada-de-são-jorge e bromélias (que podem acumular água entre as folhas).