(Foto: Divulgação)
Com o recebimento de 170 doses da vacina CoronaVac/Butantan, a Secretaria da Saúde de Dois Irmãos está entrando em contato com os moradores para agendar a aplicação da segunda dose. Neste momento, serão chamados os idosos que receberam a primeira dose em 30 de março.
– Como o município recebeu somente 170 doses, a imunização ocorrerá por agendamento, sendo priorizadas as pessoas com mais dias de atraso na vacina. Lembrando que a segunda dose da CoronaVac somente é considerada em atraso após passados 28 dias da realização da primeira dose. A Secretaria de Saúde reforça que não há um prazo mínimo ou máximo para que os profissionais de saúde entrem em contato, isto ocorrerá conforme a disponibilidade de doses. Caso duas ou mais pessoas tenham o mesmo período de atraso e o número de doses disponíveis não for o suficiente, será priorizada a pessoa mais velha. A demora no recebimento das vacinas deve-se ao fato de que Instituto Butantan, fabricante da CoronaVac, está com as remessas em atraso devido à falta do insumo necessário para produção do imunizante – expõe a nota divulgada pela prefeitura.
A Secretaria da Saúde de Morro Reuter recebeu 50 doses da CoronaVac/Butantan. Como o número é insuficiente para atender a demanda, foi estabelecido o critério de idade para que os mais velhos recebam primeiro a imunização completa. Para tanto, realizou drive-thru na manhã desta terça-feira (11) para vacinar apenas quem deveria ter recebido o reforço em 28 de abril e tem 67 anos completos ou mais.