(Fotos: Divulgação)
Um trabalho conjunto entre Brigada Militar e Polícia Civil resultou em cinco prisões por tráfico de drogas na sexta-feira (8), em Dois Irmãos. Todas ocorreram no bairro Navegantes, durante o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão provenientes da Operação Einheit. A ação contou com apoio de policiais civis de Sapiranga e Estância Velha.
De acordo com o delegado Felipe Borba, que coordenou a ação, a investigação iniciou a partir de trocas de informações entre BM e Civil. Com inquérito instaurado há cerca de três meses, após diligências investigatórias e monitoramento do local, foram identificados indivíduos que estariam participando da distribuição de drogas no bairro Navegantes.
A partir dos indícios apurados pela polícia, foram solicitados ao Poder Judiciário os mandados de busca e apreensão para ingressar nos endereços, nos quais foram apreendidas diversas porções de maconha e celulares, resultando, então, nas prisões em flagrante das cinco pessoas.
Segundo o delegado Borba, entre os presos está uma mulher de 27 anos, que responde por homicídio qualificado praticado em Santa Maria e também tem antecedentes por tráfico de entorpecentes. Os demais presos são um jovem de 19 anos, sem antececentes, que é companheiro da mulher; um homem de 22, com antecedentes por ameaça, posse de entorpecentes, lesão corporal, tráfico de entorpecentes; um outro de 22 anos, com antecedentes por lesão corporal e ameaça; e um indivíduo de 20 anos, com antecedentes por furto qualificado, posse de entorpecentes, ameaça e resistência.
Forças de segurança destacam importância do trabalho conjunto
Juntos, um grupo de 26 policiais civis e militares chegou aos locais alvos da operação por volta das 6h da manhã. As forças de segurança destacaram a importância de ações como esta no combate ao tráfico de drogas. “Este trabalho integrado é essencial para um combate qualificado ao tráfico de drogas, na medida em que, para o sucesso de uma operação como esta, é essencial trocar informações, planejar a forma mais adequada de enfrentamento, e, assim, promover prisões qualificadas e bem fundamentadas”, destacou o delegado Borba. “Executar ações de forma integrada com a Polícia Civil viabiliza a promoção de trabalhos com maior eficiência, sob o ponto de vista da segurança pública”, comentou o tenente Elton Dhein, comandante da BM local.
Denúncias
Qualquer informação sobre o tráfico de drogas pode ser encaminhada para a Brigada Militar pelos telefones 190, (51) 9 8501-6695 (WhatsApp), 3564-6872 e 3564-1193, ou para a Delegacia de Dois Irmãos, pelo telefone (51) 3564-1190 ou pelo WhatsApp (51) 9 8543-7318, garantindo-se o anonimato.