(Foto: Divulgação / PMDI)
Nesta quinta-feira (12), estudantes do 2º, 4º, 5º, 8º e 9º anos das nove escolas municipais de ensino fundamental de Dois Irmãos irão realizar, pela segunda vez no ano, as provas da Avaliação Interna, que avalia o aprendizado dos componentes curriculares de matemática e português.
O processo de Avaliação Interna Municipal foi criado no ano passado e conta com o trabalho do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), que além de elaborar as provas é responsável pela apresentação dos resultados, por meio de relatórios gerais e individualizados por turma e pela devolutiva presencial para as equipes diretivas e professores das áreas avaliadas.
Nesta quarta (11), a coordenadora do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Ivoti, professora Delci Heinle Klein, fez a entrega das provas para a Secretaria de Educação. Delci destacou que a expectativa, com a prova do segundo semestre, é acompanhar a evolução dos estudantes. “As provas de maio nos deram indicadores do que precisava ser trabalhado, e agora teremos a oportunidade de verificar a evolução dos estudantes no período”, explica a coordenadora.
A secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, acrescenta que a ampliação da avalição para mais turmas e para duas etapas contribui para o trabalho dos professores em sala de aula. “A Avaliação Municipal é um instrumento pedagógico importante para descobrirmos os pontos fortes e as fragilidades para orientar a ação pedagógica”, diz ela.
Denise conta ainda que todas as equipes diretivas, professores e os pais dos estudantes envolvidos na Avaliação Interna receberam orientações para a prova desta quinta. “Contamos com a participação dos estudantes da mesma forma que na etapa de maio, quando quase 1.300 participaram efetivamente da avaliação”, revela a secretária.