Dois Irmãos instalará passarelas aéreas para proteger bugio e fauna silvestre

11/09/2025
(Foto: Divulgação / PMDI)

(Foto: Divulgação / PMDI)

O Departamento de Meio Ambiente de Dois Irmãos está implementando ações que visam proteger a fauna silvestre, em especial o bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans), animal símbolo do município, conforme a Lei 5.410/2024.

– No ano 2024 se realizou uma reunião com o pessoal do Programa Macacos Urbanos (@macacosurbanos), de Porto Alegre, para conhecer o projeto e a logística de instalação de passarelas de fauna em áreas urbanas, assim como os resultados positivos desta iniciativa. Neste sentido, em Dois Irmãos serão instaladas passarelas aéreas em alguns pontos da cidade com mais registros de atropelamentos de fauna silvestre. Estas estruturas são destinadas a locais com fragmentos florestais separados por rodovias, com o objetivo de proporcionar a conectividade entre os lados da via, através de estrutura superior ao nível do solo. O alvo primário é o bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans), mas também poderão ser beneficiados o ouriço (Coendou sp.), gambás (Didelphis sp.) e pequenos roedores e marsupiais arborícolas – informa a nota da administração municipal.

O departamento dois-irmonense tem registrado desde 1995 os atropelamentos de fauna silvestre, e com base nesta informação foram identificados alguns pontos na área urbana onde acontecem com mais frequência estes acidentes, logo uma solução para proteger a fauna é a construção de passarelas aéreas para travessia de animais.

– As passarelas aéreas também virão ao encontro com o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Dois Irmãos, Lei Municipal 4.845/2020, no sentido de proporcionar condições de sinalização e outras medidas que permitam a manutenção do fluxogênico entre as populações de animais silvestres, bem como a conservação dos fragmentos florestais que compõem o mosaico ecológico que caracteriza o ambiente urbano de Dois Irmãos e que são necessários para a sobrevivência da fauna nativa. Portanto, as estruturas de passadores de fauna serão uma medida alternativa de solução para mitigar riscos aos quais os bugios-ruivos estão submetidos, e poderão ser utilizadas não apenas por primatas, mas também por outras espécies de animais arborícolas, minimizando os atropelamentos da fauna e contribuindo para a segurança viária da rodovia – conclui a nota da prefeitura.


› Compartilhe

  • assinatura digital

COLUNAS

SOCORRO!

SOCORRO!

Opinião   15/08/2025

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela