(Fotos: Divulgação / PMDI)
Na última quinta-feira (7), o Projeto Esporte e Saúde na Melhor Idade comemorou o Dia do Idoso (1º de outubro) com palestra e exercícios físicos. O encontro foi comandando pela professora de Educação física Anna Regina Grings Barcelos e pela psicóloga Martina Dillemburg Scur, doutorandas em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. O objetivo foi debater assuntos sobre envelhecimento bem sucedido, qualidade de vida e saúde mental.
A professora Anna iniciou com atividades de alongamento e ginástica localizada, destacando a importância de exercícios físicos, alongamento, dança e câmbio. “Os exercícios devem ser planejados e orientados por profissionais, salientando a necessidade de realizar no mínimo 150 minutos de atividades semanais, de preferência intercalados”, comentou. Somando a isso, ela também indicou a hidroginástica como uma das atividades mais importantes para os idosos já que o meio aquático proporciona a realização de exercícios de impacto, por exemplo, que fora da água não seria possível.
A psicóloga Martina enfatizou a importância de comunicar as emoções às pessoas que nos cercam, ter clareza, respeito e lembrar-se de falar o que gostaria de ouvir. “A comunicação traz autocompaixão, autoestima, autoconfiança e reconhecimento para sua vida”, afirmou.