Novo livro da escritora britânica J.K. Rowling tem ilustrações de crianças do RS

11/11/2020
Montagem das ilustrações feitas por Maria Clara, Theo e Gabriel

Montagem das ilustrações feitas por Maria Clara, Theo e Gabriel

As ilustrações de três crianças do Rio Grande do Sul estão eternizadas nas páginas do novo livro da escritora britânica J.K. Rowling, autora de Harry Potter. ‘O Ickabog’ foi lançado mundialmente nesta terça-feira (10). Os pequenos Maria Clara Bandeira Verschoore Burlamaque, Theo Maieski Rodrigues e Gabriel van Zeeland de Souza foram escolhidos em um concurso promovido pela editora da obra e fazem parte da publicação na versão brasileira.
Moradora de Taquara, Maria Clara, de 10 anos, se sente realizando um sonho. “Fiquei muito feliz. Por mais que eu tivesse muita confiança em mim, também tem a questão de milhares e milhares de crianças participando. Ela é uma das minhas autoras favoritas”, conta. O concurso uniu duas paixões da menina: arte e literatura. Entre as referências de Maria Clara estão Tarsila do Amaral e Frida Kahlo, e, desde o início do ano ela já leu mais de 60 livros, entre eles, todos da saga Harry Potter.
‘O Ickabog’ é o primeiro livro de J.K. Rowling para o público infantil desde a história do bruxo órfão que ficou conhecido mundialmente. A nova obra foi publicada primeiro na internet, para que as famílias pudessem se entreter durante o isolamento social causado pela pandemia. A publicação do livro em papel gerou um concurso com a editora brasileira para que crianças de diversos estados pudessem ilustrar as páginas. Os capítulos virtuais foram enviados aos inscritos no concurso, e os pequenos podiam escolher um personagem ou um momento para ilustrar, concorrendo, então, para fazer parte da obra impressa. “Eu achei dois personagens muito interessantes, a Mãe Ranzinza e o Rei Fred. No concurso, foi escolhida a Mãe Ranzinza. Eu usei tons mais escuros, ela tem uma expressão mais rabugenta, uma verruga no nariz e os cabelos são compridos, cinzas e secos”, detalha Theo Maieski Rodrigues, de 12 anos, morador de Novo Hamburgo.
Também fã da autora por conta da saga Harry Potter, o morador de Porto Alegre Gabriel van Zeeland de Souza, de 12 anos, ficou feliz em participar, e principalmente com a ilustração que foi escolhida. “Eu mandei dois desenhos, e um foi escolhido. O que foi escolhido, é o que eu achei que era o melhor mesmo. Gostei porque eu consegui colocar tudo o que eles pediram, e ainda mais. Coisas que eles falavam no capítulo, combinou bastante”, conta Gabriel. Apaixonado por mangás, quadrinhos populares no Japão, Gabriel se inspira nesse estilo de desenho para criar suas produções.


SOBRE O LIVRO
O reino da Cornucópia já foi o mais feliz do mundo. Tinha muito ouro, um rei com os melhores bigodes que você poderia imaginar, e açougueiros, padeiros e queijeiros cujas comidas deliciosas faziam uma pessoa dançar de prazer. Tudo parecia perfeito, mas nos pântanos enevoados ao norte, segundo a lenda, vivia o monstruoso Ickabog. Qualquer pessoa sensata sabia que o Ickabog era apenas um mito para assustar as crianças e fazê-las se comportar. Mas quando esse mito ganha vida própria, lançando uma sombra sobre o reino, duas crianças - os melhores amigos Bert e Daisy - embarcam em uma grande aventura para desvendar a verdade, descobrir onde está o verdadeiro monstro e trazer a esperança e a felicidade de volta para Cornucópia.


O ICKABOG
Autor: J.K. Rowling
Tradutora: Ryta Vinagre
288 páginas


(Fonte: G1 RS)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

COLUNAS

Renovação de vida (2)

Renovação de vida (2)

Opinião   28/09/2021

Semana Nacional da VIDA

Semana Nacional da VIDA

Opinião   21/09/2021

FOTOS DO DIA

Um bom lugar para um ninho de passarinho (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2021, Todos os direitos reservados Agência Vela