(Fotos: Divulgação)
Ao longo dos últimos meses, os alunos da turma do 2º Ano 01 da escola municipal Arno Nienow, no bairro Navegantes, juntamente com a professora titular, Cristina Knob, e o professor de informática, João Victor Oliveira, vêm desenvolvendo atividades investigativas sobre o bairro, tipos de moradia e comércio, direções, distâncias e lateralidade.
Foram desenvolvidas várias atividades que oportunizaram: indagar, refletir, discutir, observar, trocar ideias, argumentar, explicar e relatar suas descobertas. Assim, para pôr em prática os conceitos trabalhados, foi realizado um desafio ao estilo caça ao tesouro pelo bairro da escola, denominado de “Enigma do Bairro Navegantes”. Com a ajuda de um mapa da localidade, os alunos registraram o caminho perseguido e os pontos onde as pistas se encontravam. Ao final, com os enigmas e pistas descobertas, eles ganharam uma gostosa recompensa, contribuição de um dos comércios do bairro que aceitou participar da atividade.
– Essa atividade foi um estímulo para pensar espacialmente e desenvolver o raciocínio geográfico. O pensamento espacial está associado ao desenvolvimento intelectual que integra conhecimentos não somente da Geografia, mas também de outras áreas. Essa interação visou à resolução de problemas ao longo do percurso que envolviam mudanças de escala, orientação e direção de objetos localizados na superfície, efeitos de distância, efeitos da proximidade e vizinhança – destacou a escola.