(Foto: Divulgação / PMDI)
Na última segunda-feira (4), em Porto Alegre, a professora Janice Bernardete da Costa, 40 anos, que atua na rede municipal de Dois Irmãos, foi indicada ao prêmio Práticas Pedagógicas Educacionais Antirracistas. A premiação, promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Educação Antirracista do RS, aconteceu na Assembleia Legislativa.
Formada em Pedagogia pela Universidade Feevale e especialista em História e Cultura Afro-Brasileira, Janice leciona há seis anos no município e foi reconhecida pelo projeto “Hora do Conto”, desenvolvido de 2019 a 2023 na escola municipal Primavera. “Fiquei muito emocionada e surpresa, pois esse trabalho vem sendo realizado desde que iniciei no município. Foi gratificante acompanhar o progresso das crianças que começaram o projeto comigo em 2019 e agora estão no 4º ano. Ver a caminhada deles me deixou muito feliz”, comentou ela.
A secretária de Educação, Denise Maldaner, parabenizou a professora Janice pelo trabalho realizado. “O trabalho da professora Janice é um exemplo de dedicação e compromisso com a inclusão racial. Ela tem se destacado ao envolver os estudantes em práticas pedagógicas que promovem a diversidade, integrando diferentes elementos culturais, como música, culinária, brinquedos e brincadeiras. Esse planejamento cuidadoso vai além do ensino tradicional, incluindo rodas de conversa e atividades que valorizam a história e cultura afro-brasileira. Esse trabalho se estende a toda a rede municipal de educação, onde profissionais também se dedicam a construir um ambiente escolar inclusivo e enriquecedor. Parabenizo novamente a professora Janice por seu empenho e impacto positivo”, declarou Denise.