Maiquel (ajoelhado) estreou na Copinha com gol no jogo contra o E.C São Bernardo (Foto: Nathan Bizotto)
Jogador do Esporte Clube Juventude, de Caxias do Sul, o dois-irmonense Maiquel Gabriel Haas, de 17 anos, superou uma grave lesão e, após sete meses afastado, comemora o retorno aos gramados, defendendo as cores do Ju na 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A competição, promovida pela Federação Paulista de Futebol (FPF), é uma das mais tradicionais de categorias de base.
Maiquel voltou aos treinos em outubro do ano passado e no dia 30 de dezembro foi convocado para a Copinha Sicredi 2024. “Está sendo uma experiência única. É uma competição que todos os atletas gostariam de jogar, é grande e reconhecia”, diz ele, destacando que a Copinha é uma boa oportunidade para os garotos de base.
Disputando a competição pela primeira vez, Maiquel estreou em grande estilo, marcando um dos gols na goleada de 4 a 1 do Juventude diante do E.C São Bernardo, de São Paulo, em jogo válido pela 3ª e última partida da primeira fase. Reserva nos dois primeiros jogos, o lateral esquerdo foi chamado pelo técnico Adailton Martins aos 40 minutos do primeiro tempo e fez bonito dentro de campo. “Tive muitos sentimentos ao mesmo tempo, ansiedade, nervosismo e muita felicidade”, conta ele, feliz com a oportunidade. Em 2022, ele também foi convocado, mas acabou se machucando as vésperas da viagem.
Com 100% de aproveitamento, com três jogos e três vitórias, o Ju chegou a 9 pontos e garantiu o 1º lugar do Grupo 25 e entra em campo no sábado (13), contra o Água Santa, pela segunda fase da competição. Quem vencer avança na Copinha. Nos outros dois confrontos da primeira fase, o Ju fez 4 a 0 no Conquista F.C, da Bahia, e 1 a 0 na Portuguesa Santista, de São Paulo.
Maiquel começou no União
Aos 4 anos de idade, Maiquel começou a jogar no Projeto Prata da Casa, do Clube União, em Dois Irmãos. Apoiado pelos pais Leila Inês Kronbauer e Jandir Ricardo Haas, o garoto começou a jogar no Juventude no início de 2019. Desde lá, Maiquel, que atua como lateral esquerdo e zagueiro, conquistou o título da Copa Serrano Sub-15, do Gauchão Sub-17 em 2022 e foi vice-campeão do Gauchão Sub-20 em 2023.