Confira a programação
Neste sábado (13), a partir das 8h, a Secretaria da Saúde de Dois Irmãos promove o Dia D de Vacinação contra a Gripe, nas Salas de Vacinas das Unidades Básicas de Saúde. “Com a chegada do frio, é crucial que todos os membros dos grupos prioritários sejam vacinados contra a gripe, contribuindo para a redução dos casos dessas doenças comuns nesta época do ano e para a preservação da saúde da população”, diz a nota divulgada pela pasta.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documentação que inclui CPF, cartão SUS, carteirinha de vacinação, comprovante de endereço e, em casos específicos, documentação que comprove atividade profissional ou condições de saúde que justifiquem a vacinação prioritária. Na campanha será ofertado, além da influenza, vacinas de rotina e contra Covid infantil. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos, sendo que 21% (2.322 pessoas) já foram vacinadas no município. Confira a seguir os locais, horários e disponibilidade de vacinas:
DIA D – DOIS IRMÃOS
– UBS Centro (apenas influenza e Covid infantil) e ESF Navegantes, ESF Primavera, ESF Bela Vista, ESF Travessão e ESF São João (influenza e rotina): das 8h às 17h
– ESF União (somente influenza): 8h às 16h30
– ESF São Miguel (influenza e rotina): 8h às 13h
MORRO REUTER
Em Morro Reuter, a vacinação dos grupos prioritários no Dia D ocorre das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, na Sala de Vacinas do município. Os documentos necessários são: caderneta de vacinação, cartão SUS ou CPF (imprescindível). A campanha regular vai até 31 de maio, sempre das 8h às 11h30 e da 13h às 16h30 em segundas, quartas, quintas e sextas; e das 8h às 11h30 e das 13h às 18h30 nas terças-feiras.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
– Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade)
– Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
– Gestantes
– Puérperas
– Professores de todos os níveis
– Povos indígenas
– Idosos com 60 anos ou mais de idade
– Pessoas em situação de rua
– Profissionais das forças de segurança e salvamento
– Profissionais das forças armadas
– Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros
– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
– Trabalhadores portuários
– Pessoas privadas de liberdade e funcionário do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas