
Garotada conheceu o caminhão após o treinamento na escola Clarice Arandt (Foto: Divulgação / Bombeiros DI)
O Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos iniciou no final de abril uma série de treinamentos de evacuação em escolas. A iniciativa atende a uma determinação do comando estadual e deve contemplar todos os estabelecimentos de ensino nos três municípios atendidos pela corporação – Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval.
Até o momento, o treinamento já ocorreu nas escolas municipais Clarice Arandt (30 de abril) e Primavera (5 de maio). Nesta semana, estão previstos o Colégio Imaculada Conceição (13 de maio) e a escola municipal Mário Sperb (16 de maio).
– Já fizemos reuniões com as secretárias de Educação de Dois Irmãos e Morro Reuter, e também marcamos com a de Santa Maria do Herval. Estamos elaborando um planejamento e teremos praticamente uma ou duas evacuações por semana. Nossa ideia é conseguir cumprir essa determinação até o final do ano – diz o 2º Sargento Kleber Domingues Silveira, responsável pelo setor de treinamentos do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos.
Ele lembra que ninguém está livre de sinistros:
– A ideia do Corpo de Bombeiros é fazer esse trabalho de prevenção. É um trabalho inédito em nível estadual. Aqui, há alguns anos nós já fazemos treinamentos de evacuação em escolas e empresas, mas sempre a pedido das escolas e empresas. Agora, essa determinação vem do Corpo de Bombeiros do RS. Além de orientar os professores em condutas de como se portar durante um sinistro, eles também aprendem noções de manuseio de extintores, qual a forma correta de abandonar um local com fumaça e com fogo. O treinamento também serve para medirmos o tempo-resposta: quantos minutos a gente levaria para chegar nas escolas e em quanto tempo a escola ficaria totalmente esvaziada – explica Domingues.
Após o treinamento, sempre que possível, a corporação faz fotos com os alunos e uma rápida demonstração do caminhão. O sargento lembra que, como o treinamento é realizado com a guarnição de serviço, não há como garantir que em todas as escolas haverá esse momento no final.