Fonte: Autoesporte
O 1º semestre deste ano foi uma verdadeira revolução no segmento automotivo. Diversas fabricantes tiveram que suspender a produção de veículos devido à falta de insumos causada pela pandemia de coronavírus. E isso provocou uma dança das cadeiras nos resultados.
Entre os carros, Chevrolet e Onix foram desbancados por Hyundai e Fiat, com HB20 e Argo, respectivamente. E o calvário da GM vai continuar porque a produção do hatch segue paralisada por pelo menos mais dois meses. O Hyundai HB20 fechou o semestre como o carro de passeio (excluídos os comerciais leves) mais vendido: foram 45.408 unidades. O Fiat Argo aproveitou o embalo e ocupou a segunda posição (41.926). O Chevrolet só aparece em terceiro lugar, com 41.510. Jeep Renegade (40.607) e Fiat Mobi (39.356) fecham os cinco primeiros.
Se levarmos em conta os comerciais leves (picapes e furgões), a Fiat Strada assume o posto veículo mais vendido do Brasil nos primeiros seis meses do ano, com mais de 60 mil unidades – em junho, Strada e Argo fizeram a dobradinha. Outra picape “intrusa” no Top10 é a Fiat Toro, na oitava colocação.
Mais vendidos (veículos)
1º) Fiat Strada – 61.064
2º) Hyundai HB20 – 45.408
3º) Fiat Argo – 41.926
4º) Chevrolet Onix – 41.510
5º) Jeep Renegade – 40.607
6º) Fiat Mobi – 39.356
7º) Volkswagen Gol – 36.969
8º) Fiat Toro – 34.089
9º) Hyundai Creta – 33.493
10º) Jeep Compass – 32.554
Picapes
Falando em picapes, a Strada reina absoluta, com 61.064 modelos comercializados. A rival, VW Saveiro, emplacou quatro vezes menos – ou pouco mais de 15 mil unidades. No segmento das médias, a Toyota Hilux é a líder, com 19.236 exemplares. Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier completam as cinco primeiras posições. Sem rivais à altura, a Toro vende quase seis vezes mais que a Renault Oroch – 34.089 contra 5.948. Em breve, a Chevrolet Montana vai mudar radicalmente para brigar no andar de cima com a Fiat.
SUVs
No segmento mais desejado do momento, o de SUVs, o Jeep Renegade lidera com 40.607 unidades vendidas. Atrás está o Hyundai Creta, que terá motor 1.0 turbo e uma reestilização profunda ainda este ano, seguido de perto pelo VW T-Cross (29.179) e o Chevrolet Tracker (27.125). O quinto lugar é disputado por VW Nivus (19.935), Nissan Kicks (19.169) e Honda HR-V (18.746).
Entre os médios outro Jeep dá as cartas: o Compass, com 32.554 emplacamentos. O inédito Toyota Corolla Cross vem embalado e já registra mais de 10 mil unidades em dois meses de comercialização. Em junho, inclusive, o SUV superou o sedã homônimo. Em breve, o VW Taos também deve figurar nesse ranking.
Sedãs compactos
Entre os sedãs compactos, o Chevrolet Onix Plus lidera com folga (28.866). O segundo colocado, o veterano VW Voyage, vendeu metade – 14.832. Hyundai HB20S, VW Virtus e Toyota Yaris Sedan completam o top 5.